SóProvas


ID
3976390
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o TEXTO 11 para responder à questão .

TEXTO 11

Os agentes externos (exógenos ou modeladores do relevo) são a chuva, os ventos, os rios, os oceanos, a alternância de temperatura, o gelo/degelo e os seres vivos, principalmente o homem. Essas forças podem atuar de forma simultânea, realizando um trabalho escultural ou de modelagem da paisagem. Assim, realizam um trabalho de desgaste nas áreas elevadas e de acumulação nas áreas rebaixadas. 

O conjunto dos fatores externos que resulta no desgaste e na decomposição das rochas é denominado

Alternativas
Comentários
  • Intemperismo

    Dá-se o nome de intemperismo (também chamado de meteorização) ao conjunto de alterações físicas (desagregação) e químicas (decomposição) que as rochas sofrem quando ficam expostas na superfície da Terra.

    É um processo importante porque é o início de um processo maior que continua com a erosão e a deposição do material por ele formado, com a posterior diagênese, que leva à formação das rochas sedimentares.

    É a partir do intemperismo também que se forma o regolito, conjunto do material alterado, e, num estágio mais avançado, o solo, material superficial em avançado estado de alteração e lixiviação, associado à matéria orgânica, fundamental à prática agrícola e, portanto, à sobrevivência do ser humano.

  • DOIS TIPOS DE INTEMPERISMO- FISICO E QUIMICO

    PODE TAMBÉM SER CHAMADO DE METEORIZAÇÃO.