Teoria X
✔ Um indivíduo comum, em situações comuns, evitará sempre que possível o trabalho;
✔ Alguns indivíduos só trabalham sob forte pressão. Eles precisam ser forçados, controlados e às vezes ameaçados com punições severas para que se esforcem em cumprir os objetivos estabelecidos pela organização;
✔ O ser humano ordinário é preguiçoso e prefere ser dirigido, evita as responsabilidades, tem ambições e, acima de tudo, deseja sua própria segurança.
Teoria Y
✔ O esforço físico e mental empregado no trabalho é tão natural quanto o empregado em momentos de lazer;
✔ O atingimento dos objetivos da organização está ligado às recompensas associadas e não ao controle rígido e às punições;
✔ O indivíduo comum não só aceita a responsabilidade do trabalho, como também as procura.
Fonte: http://www.sobreadministracao.com/tudo-sobre-as-teorias-x-e-y-de-douglas-mcgregor/
gab. C
A questão em análise aborda a teoria X e y. Vejamos o que está envolvido em cada um dos fatores e em seguida analisaremos as alternativas em busca da que apresente uma um traço que possa ser relacionado à teoria Y.
A teoria X e Y, por Douglas McGregor, apresenta dois estilos dicotômicos que explicam como as organizações enxergam seus funcionários. Apesar de ser, a princípio, um estilo de administrar, é aplicável também ao processo motivacional, pois, é sabido que, a forma de como a organização é administrada, influencia o processo motivacional por ela praticado. São elas:
◼ TEORIA X
A teoria X encara o trabalhador de modo negativo, digamos assim, pois encara os trabalhadores como pessoas que não gostam de trabalhar; trabalham apenas pelo salário, e por essas razões são avessas à assunção de responsabilidades e desafios. Sempre que possível, farão o mínimo que se espera, e dão, logicamente, preferência atividades mais mecanizadas.
Podemos sintetizar as suas principais características, isto é, o comportamento do trabalhador X, da seguinte forma:
→ É avesso ao trabalho;
→ É carente, desprovido de recursos, e por isso o dinheiro é sua principal fonte de motivação;
→ Precisa ser pressionado, coagido para poder realizar suas atividades;
→ Não deseja assumir responsabilidades;
→ Trabalha para fins de sobrevivência.
Vale lembrar que as punições recaem na, principalmente, parte financeira, já que é ela que mais motiva o funcionário.
◼ TEORIA Y
A teoria Y, radicalmente oposta à Teoria X, vê o trabalhador de uma forma positiva. Como alguém que gosta do trabalho, que busca responsabilidades e agrega valor à organização e, por isso, merece um tratamento oposto aos que figuram na teoria X. Para os trabalhadores Y, as organizações têm um cuidado especial, buscando motivá-los sempre pois sem eles a organização não poderia crescer e desempenhar e alcançar seus objetivos e metas.
Nota-se que são teorias que dependem, para a sua aplicação, do comportamento do indivíduo para sua correta aplicação.
Levantado esses destaques sobre a teoria X e Y, vamos às alternativas e ver qual delas está de acordo com a teoria Y.
A - INCORRETA. Na teoria X, os colaboradores evitam o trabalho sempre que possível porque não gostam de trabalhar
B - INCORRETA. Na teoria X, os trabalhadores precisam ser controlados e dirigidos.
C - CORRETA. Na teoria Y, os colaboradores buscam oportunidade de melhoria pessoal e respeito próprio. O oposto do que propõe a teoria X.
D - INCORRETA. Na teoria X, os trabalhadores são tidos como ingênuos e sem iniciativa
E - INCORRETA. NA teoria X, os colaboradores evitam responsabilidades a fim de se sentirem mais seguros.
Após analisar as alternativas com base na apresentação realizada acima, notamos que a alternativa "C" foi a que apresentou uma característica que pode ser atribuída à teoria Y.
GABARITO: C
GABARITO: LETRA C
Em seus estudos, Douglas McGregor relatou que os seres humanos, nas suas relações no trabalho, podem ser divididos em dois tipos antagônicos:
• HOMEM X: apático, indolente, trabalha forçado somente pela retribuição financeira, entende que o homem médio vê o trabalho como um grande esforço, necessitando de uma supervisão constante e autoritária para que possa realizar as suas atividades de forma satisfatória;
• HOMEM Y: para ele o trabalho é tão natural e prazeroso quanto o descanso, é autodirigido, auto responsável, auto motivado e criativo, necessitando de um líder participativo, que forneça os meios para que atinja os objetivos organizacionais;
DIREÇÃO CONCURSOS.