A) Ele preferiu partir para a eternidade ao viver no sofrimento. (verbo preferir rege a preposição "a")
B) Verbo perdoar é transitivo direto se o objeto for uma coisa, como na alternativa o objeto é uma pessoa, ele se torna verbo transitivo INdireto. (GABARITO)
C) Durante a Copa de 2014, inúmeros telespectadores assistiram às partidas no mundo todo. (verbo transitivo indireto)
D) O trabalhador em início de carreira aspira ao sucesso profissional e uma remuneração acima da média. (aspirar no sentido de desejar é transitivo indireto e rege a preposição "a")
A) O verbo preferir é VTDI, pedindo 2 complementos, sendo que o OI pede a preposição "A".
Ex: Prefiro sorvete a bolo. Então, seria errado dizer "Prefiro sorvete do que bolo".
Logo, na alternativa A deveria ter sido usada a preposição "a" e não "que". ➜ Ele preferiu partir para a eternidade a viver no sofrimento.
B) Correta! O verbo perdoar pode ser VTD (quando o perdão for concedido a uma "coisa") ou VTI (quando perdão for concedido a uma pessoa). Na alternativa, o perdão foi concedido a uma pessoa, logo é VTI, exigindo preposição "a".
C) O verbo assistir é VTI quando tem o sentido de caber/pertencer ou no sentido de ver/presenciar e é VTD quando o sentido for de ajudar/dar assistência. Na alternativa, o sentido é de ver, logo deveria ter preposição (quem assiste, assiste A alguma coisa). ➜ Durante a Copa de 2014, inúmeros telespectadores assistiram (A (prep) + AS (artigo)) às partidas no mundo todo.
D) O verbo aspirar é VTD no sentido de respirar (Eu aspirei o pefume) e VTI no sentido de almejar/desejar (Eu aspiro Ao cargo). Logo, para a alternativa ser correta deveria estar escrita com a preposição "a" (quem aspira/almeja, aspira/almeja a alguma coisa) ➜ O trabalhador em início de carreira aspira ao sucesso profissional e uma remuneração acima da média.