SóProvas


ID
3979201
Banca
UPA
Órgão
Prefeitura de Barbalha - CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário. Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige o conhecimento das hipóteses de interrupção dos efeitos do contrato de trabalho

    Levando em consideração o princípio da continuidade da relação de emprego, a legislação trabalhista define hipóteses em que será possível a manutenção da relação contratual com o pagamento de salário, ainda que não haja a prestação de serviços.

    Na interrupção dos efeitos do contrato de trabalho, ou somente interrupção contratual, ocorre a paralisação temporária das obrigações de apenas uma das partes no contrato: o obreiro não presta os serviços mas, apesar disso, recebe normalmente seu salário.

    As hipóteses de interrupção estão arroladas no art. 473 da CLT: o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário.

    ALTERNATIVA A: INCORRETA. O erro da assertiva está em afirmar que os 3 dias de interrupção podem se dar de forma não consecutiva. Em verdade, a CLT afirma que esses dias precisam ser consecutivos. Veja:

    Art. 473, II, CLT: até 3 dias consecutivos, em virtude de casamento.

    ALTERNATIVA B: CORRETA. Art. 473, IV, CLT: por um dia, em cada 12 meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.

    ALTERNATIVA C: INCORRETA. A interrupção do contrato em virtude de comparecimento em juízo não é por tempo indeterminado, mas sim pelo tempo que se fizer necessário. Veja:

    Art. 473, VIII, CLT: pelo tempo que se fizer necessário, quando tiver que comparecer a juízo.

    ALTERNATIVA D: INCORRETA. A interrupção, nesse caso, não será por tempo determinado, mas pelo tempo que se fizer necessário. Veja o que dispõe a CLT:

    Art. 473, IX, CLT: pelo tempo que se fizer necessário, quando, na qualidade de representante de entidade sindical, estiver participando de reunião oficial de organismo internacional do qual o Brasil seja membro.

    GABARITO: B

  • GABARITO: B

    CLT

    Art. 473 - O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário:           

    I - até 2 (dois) dias consecutivos, em caso de falecimento do cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou pessoa que, declarada em sua carteira de trabalho e previdência social, viva sob sua dependência econômica;            

    II - até 3 (três) dias consecutivos, em virtude de casamento;   

    III - por um dia, em caso de nascimento de filho no decorrer da primeira semana;      

    IV - por um dia, em cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada;     

    V - até 2 (dois) dias consecutivos ou não, para o fim de se alistar eleitor, nos têrmos da lei respectiva.           

    VI - no período de tempo em que tiver de cumprir as exigências do Serviço Militar referidas na VI - no período de tempo em que tiver de cumprir as exigências do Serviço Militar referidas na VI - no período de tempo em que tiver de cumprir as exigências do Serviço Militar referidas na letra "c" do art. 65 da Lei nº 4.375, de 17 de agosto de 1964 (Lei do Serviço Militar).              

     VII - nos dias em que estiver comprovadamente realizando provas de exame vestibular para ingresso em estabelecimento de ensino superior.         

    VIII - pelo tempo que se fizer necessário, quando tiver que comparecer a juízo.       

    IX - pelo tempo que se fizer necessário, quando, na qualidade de representante de entidade sindical, estiver participando de reunião oficial de organismo internacional do qual o Brasil seja membro.         

    X - até 2 (dois) dias para acompanhar consultas médicas e exames complementares durante o período de gravidez de sua esposa ou companheira;              

    XI - por 1 (um) dia por ano para acompanhar filho de até 6 (seis) anos em consulta médica.    

    XII - até 3 (três) dias, em cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de realização de exames preventivos de câncer devidamente comprovada.        

  • Questão capciosa, pois pelo tempo determinado soa como arbitrário, quando o correto seria pelo tempo que se fizer necessário.

  • GABARITO: B

    Art. 473 - O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário:

    a) ERRADO: II - até 3 (três) dias consecutivos, em virtude de casamento; 

    b) CERTO: IV - por um dia, em cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada;

    c) ERRADO: VIII - pelo tempo que se fizer necessário, quando tiver que comparecer a juízo.

    d) ERRADO: IX - pelo tempo que se fizer necessário, quando, na qualidade de representante de entidade sindical, estiver participando de reunião oficial de organismo internacional do qual o Brasil seja membro.