A) No ensino, há que se provocar o rompimento com a discussão da realidade concreta e a consideração do senso comum para que haja o respeito à ciência.
Errada! Não há um rompimento com a discussão da realidade concreta, pelo contrário, o que há é a consideração dessa realidade e sua relação com os conteúdos das disciplinas.
B) O professor tem o dever de não só respeitar os saberes dos alunos, como também discutir com eles a relação desses saberes com os conteúdos da disciplina.
Certa! Realmente o professor deve respeitar os conhecimentos prévios dos educandos; mais do que isso, deve proporcionar uma relação desses saberes com os conteúdos das disciplinas.
C) No processo ensino-aprendizagem não importam as experiências informais das ruas e trabalho, mas sim as experiências vividas em salas de aula.
Errada! Na verdade, importam sim as experiências informais (conhecimentos prévios dos alunos). Inclusive, numa perspectiva freireana, é necessário que essas experiências sejam utilizadas em sala de aula.
D) O ensino exige criticidade, por isso o senso comum e a experiência cotidiana não devem ser considerados no processo educativo.
Errada! O senso comum e a experiência cotidiana deverão sim ser utilizadas como bases no processo educativo, com vistas ao favorecimento da construção do conhecimento. No caso do senso comum, este deve ser respeitado para que aos poucos possa ser superado.
E) Quem ensina deve ter competência e dominar todos os saberes; além disso, quem aprende é objeto de quem ensina.
Errada! Na perspectiva de Paulo Freire, o educando é sujeito no processo de aprendizagem. Ocorre uma relação dialógica em que tanto o educando quanto o educador ensinam e aprendem.
GABARITO: alternativa “B”
A
No ensino, há que se provocar o rompimento com a discussão da realidade concreta e a consideração do senso comum para que haja o respeito à ciência.
B
O professor tem o dever de não só respeitar os saberes dos alunos, como também discutir com eles a relação desses saberes com os conteúdos da disciplina. (PRIORIDADE DAS IDEIAS DE FREIRE - ALFABETIZAÇÃO)
C
No processo ensino-aprendizagem não importam as experiências informais das ruas e trabalho, mas sim as experiências vividas em salas de aula.
D
O ensino exige criticidade, por isso o senso comum e a experiência cotidiana não devem ser considerados no processo educativo.
E
Quem ensina deve ter competência e dominar todos os saberes; além disso, quem aprende é objeto de quem ensina.
RESPOSTA LETRA B