SóProvas


ID
3981085
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

De acordo com Maitland, o Fisioterapeuta, ao realizar a mobilização articular, classificada como grau I, deverá realizar mobilização de:

Alternativas
Comentários
  • O Conceito Maitland é reconhecido mundialmente como uma das mais importantes abordagens da Fisioterapia Músculo-Esquelética. Criado pelo fisioterapeuta australiano Geoffrey Maitland na década de 60, a técnica baseia-se em observações clínicas, com uma criteriosa avaliação dos sinais e sintomas do paciente. Parte fundamental desta avaliação é o exame manual dos movimentos articulares (fisiológicos e acessórios), pois as lesões e patologias podem levar a disfunções destes movimentos. O tratamento, então, tem como objetivo reestabelecer os movimentos articulares através de técnicas de mobilização (movimentos oscilatórios) e de manipulação (movimentos de alta velocidade). Recuperando a mobilidade articular, a origem da dor é eliminada e o paciente experimenta o alívio dos sintomas.

     

    Esse método é utilizado para aliviar dores e liberar com segurança determinadas estruturas, apresentando o objetivo de restaurar os movimentos e a amplitude de movimento normal, melhorando, assim, a função do indivíduo. O tratamento está indicado para pacientes com disfunções neuromusculoesqueléticas (podendo estar envolvidas as articulações periféricas e/ou da coluna vertebral, além da articulação temporomandibular – ATM). Porém, essas técnicas são preferencialmente usadas para tratamento de disfunções da coluna vertebral.

  • Grau I: mobilização de pequena amplitude que não chega à barreira restritiva;

    Grau II: mobilização de grande amplitude que não chega à barreira restritiva;

    Grau III: mobilização de grande amplitude que chega a barreira restritiva;

    Grau IV: mobilização de pequena amplitude que chega a barreira restritiva;

    Grau V: mobilização de pequena amplitude feita em alta velocidade após a barreira restritiva, conhecida como manipulação.