A questão aqui analisada exige que tenhamos conhecimento sobre o objetivo central da avaliação de desempenho. Vamos ver um breve comentário acerca do assunto, daí passaremos à analise das alternativas apresentadas pelas questão. Vamos lá.
Cristiana Duran (2016) conceitua a avaliação de desempenho como uma ferramenta usada para melhorar os resultados da gestão de pessoas nas organizações. É por meio dela que são percebidos os pontos fortes e fracos do trabalho realizado e quais medidas podem ser tomadas para melhorar o desempenho. É na avaliação de desempenho que acontece o diagnóstico do desempenho individual e da equipe. Nela, acontece a identificação, análise e avaliação da lacuna, ou discrepância, entre o desempenho idealizado e o que o obtido pelo indivíduo ou equipe.
Não podemos esquecer que além dos funcionários/subordinados, os gestores também tem o seu desempenho avaliado. Monitorar e avaliar esses profissionais é tão importante quanto avaliar aqueles que estão a eles subordinados. O desempenho deles pode impactar no produto/serviço prestado pela organização.
Agora vamos às alternativas.
A - INCORRETA. Encontrar pontos fracos no desempenho de todos os colaboradores, gestores e funcionários.
B - CORRETA. Analisar os pontos fortes e fracos do trabalho que está sendo desenvolvido, buscando sanar problemas e promover melhorias, sendo aplicada tanto com gestores quanto com funcionários.
C - INCORRETA. Avaliar somente funcionários, para que sejam melhor aproveitados por seus gestores.
D - INCORRETA. Avaliar somente gestores, para verificar se eles estão cumprindo adequadamente as metas da organização.
Após analisar as alternativas apresentadas, notamos que a alternativa "B" foi quem trouxe corretamente o que está envolvido no objetivo principal da avaliação de desempenho.
GABARITO: B
DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.