SóProvas


ID
398326
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Algumas técnicas de construção de túneis, nas quais se adota o conceito de redes privadas, utilizam MPLS. Acerca dessas técnicas, julgue os itens a seguir.

Considera-se VPN MPLS uma tecnologia orientada a conexão, de acordo com os modelos comuns de VPN.

Alternativas
Comentários
  • Em uma tecnologia orientada a conexão há a necessidade de:
       -Estabelecer uma conexão fim-a-fim;
       - Utilizar a conexão, enviando os dados de uma ponta a outra;
       - Desfazer a conexão.
    No caso do MPLS esse processo citado acima não ocorre. Ao entrarem em uma rede MPLS (MultiProtocol Label Switching), os pacotes recebem um rótulo (label) e os roteadores pelo caminho verificam esse rótulo para decidir para onde encaminhar esses pacotes. Não há estabelecimento de uma conexão.
  • O que acham deste trecho? Alguém ?

      Um pacote que atravessa uma rede MPLS deve ser submetido a três transições. Primeiramente, ele deve passar de seu encaminhamento nativo de nível três para encaminhamento rotulado MPLS. Este processo consiste na adição de um rótulo ao cabeçalho do pacote. Em seguida, um pacote (agora rotulado) deve sercapaz de atravessar um caminho MPLS. Este caminho consiste de todos os aparelhos que sabem como este pacote e outros pacotes como ele devem atravessar a rede. Este caminho é chamado Label Switched Path (LSP). Este é um caminho orientado a conexão, que é configurada anteriormente ao encaminhamento de qualquer pacote. Finalmente, um pacote deve voltar ao encaminhamento de nível três. Este processo consiste em remover o rótulo do cabeçalho do pacote e então enviá-lo ao protocolo de nível três apropriado para tratamentos adicionais. Numa rede MPLS, o encaminhamento de nível três é utilizado nas bordas da rede, e o encaminhamento MPLS é usado no núcleo da rede.

    Fonte: http://www.inf.ufsc.br/ine5347/artigos/bruno.pdf

  • Creio que o problema na questão seja a segunda oração, que diz "de acordo com os modelos comuns de VPN."
     A VPN MPLS é realmente orientada a conexão, no entando é uma VPN de um modelo diferente das demais(comuns), uma vez que não oferece criptografia. Então, ela não é de acordo com modelos comuns de VPN...
  • Que acham desse trecho:

    MPLS Virtual Private Networks

    MPLS VPNs allow service providers to deploy scalable VPNs and build the foundation to deliver value-added services, including:

    Connectionless Service—A significant technical advantage of MPLS VPNs is that they are connectionless

    Referência:

    http://www.cisco.com/en/US/docs/ios/12_0st/12_0st21/feature/guide/fs_vpn.html

    VPN MPLS não é orientada à conexão!

  • Na opinão Professor Walter Cunha, no site TImasters, o erro gritante da questão está no fato e insinuar que o MPLS é um modelo COMUM de VPN (as quais são criptográficas), enquanto na verdade ela é patológica, ou seja, baseada em TAGs.

    Mais informaçoes no link: http://br.groups.yahoo.com/group/timasters/message/138211
  • De acordo com a professora Patrícia Lima Quintão, ratificado pelo artigo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (link: www.gta.ufrj.br/grad/01_2/mpls/mpls.htm acessado em 6/4/2012 às 11:30):

    [...] O objetivo de uma rede MPLS não é a de se conectar diretamente a sistemas finais. Ao invés disso, ela é considerada uma rede de trânsito, transportando pacotes entre pontos de entrada e saída. [...]

    Assim, o item é incorreto.
  • Considera-se VPN MPLS uma tecnologia orientada a conexão (CORRETO), de acordo com os modelos comuns de VPN (ERRADO).
    Os modelos comuns como IPSec, TLS/SSL, SSH, SHTTP não são orientados a conexão.

    O MPLS faz comutação por Tags e que é muito próximo a comutação por circuito. A vantagem é o baixo overhead e a desvantagem é o problema da fragmentação e violação dos tamanhos máximos de frames. Resumindo:VPN comum = criptografia / VPN MPSL = isolamento de tráfego 
  • Essas duas imagens ilustram bem a diferença entre uma VPN comum e uma VPN MPLS (http://www.gta.ufrj.br/grad/02_1/mpls/):

    VPN Tradicional



    VPN MPLS
  • Atualmente já existem tecnologias para se fazer com que uma VPN MPLS seja conectionless, mas por padrão é orientado a conexão.
    Esta imagem e o estudo de caso referente podem auxiliar na explanação. (http://www.teleco.com.br/imagens/tutoriais/tutorialmplseb2_figura8.gif)

  • Estou vendo muitos comentários dizendo que IPsec não é orientado a conexão. IPsec é ORIENTADO A CONEXÃO SIM!

     

    "Embora esteja na camada de Internet, o IPsec é orientado a conexões. Uma “conexão”, no contexto, do IPsec é chamada SA (security agreement/association – acordo/associação de segurança). Um SA é uma conexão simplex, ou seja, unidirecional, e tem um identificador de segurança. Se houver a necessidade de tráfego seguro em ambos os sentidos, serão exigidos dois SAs."

     

    http://waltercunha.com/blog/index.php/2009/02/04/ipsec-ipea-2008-cespe/

  • Errado.

    E concordo com o comentário da Janete Lacerda.

     

    Seguem alguns embasamentos.

     

    "O MPLS traz a sofisticação do protocolo orientado à conexão para o mundo IP sem conexão."

    "O MPLS propõe um método para gerar uma estrutura de comutação sob qualquer rede de datagramas, criando circuitos virtuais a partir das rotas organizadas pelos protocolos de roteamento da camada de rede."

    Fonte: https://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_mpls_em_redes.php

     

    A comunicação de circuitos virtuais assemelha-se à comutação de circuitos, uma vez que ambas são orientadas à conexão, o que significa que em ambos os casos os dados são entregues na ordem correta e a sinalização de sobrecarga é requerida durante a fase de estabelecimento de uma conexão.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Circuito_virtual

     

    MPLS adiciona o paradigma “orientado a conexão” em redes IP.

    http://www.lsi.usp.br/~rav/rav-fev-2004/19-MPLS.pdf

     

    Motivação do MPLS

    - Menor complexidade na decisão do encaminhamento dos pacotes
    - Suporta engenharia de tráfego
    - Virtual Private Network (VPN)
    - Possibilidade de implementação de QoS
    - Orientado a conexões em redes IP
    - Baixo custo de Implantação

    Fonte: http://www.gta.ufrj.br/grad/04_2/MPLS/apresenta__o/mpls.ppt

     

    O erro dessa questão está em afirmar "...de acordo com os modelos comuns de VPN, pois a VPN MPLS foge da VPN tradicional".

    fonte: https://www.gta.ufrj.br/grad/02_1/mpls/   -> dentro do link clique em " Vantagens do MPLS"