SóProvas


ID
398347
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Algumas técnicas de construção de túneis, nas quais se adota o conceito de redes privadas, utilizam MPLS. Acerca dessas técnicas, julgue os itens a seguir.

Uma vez que uma VPN MPLS pode ser vista como uma intranet privada, é possível a utilização de serviços IP, como o multicast.

Alternativas
Comentários
  • Uma VPN não pode ser vista TAMBÉM como uma Extranet ?
  • Questão MUITO estranha. O MPLS não utiliza criptografia, ele apenas coloca tags nos pacotes, assim os pacotes correm às claras. Não pode ser vista como uma intranet privada, pois qualquer um tem acesso aos dados, bem diferente de uma rede privada em que apenas tem acesso aos seus dados quem está dentro dela.
  • O MPLS é um protocolo que trabalha entre a camada de inter-rede e a camada de rede sendo totalmente independente dessas duas camadas. Como o MPLS está abaixo da camada de rede onde estão os serviços IP, quando o informação sob a pilha pode usar todos os serviços acima inclusive os serviços IP.
  • O protocolo MPLS é definido pelo IETF (Internet Engineering Task Force) e consiste em uma tecnologia de chaveamento de pacotes que possibilita o encaminhamento e a comutação eficientes de fluxos de tráfego através da rede, presentando-se como uma solução para diminuir o processamento nos equipamentos de rede e interligar com maior eficiência redes de tecnologias distintas. O termo Multiprotocol significa que esta tecnologia pode ser usada sob qualquer protocolo de rede. Considerando a Internet e a importância de seus protocolos nas várias redes WAN (Wide Area Network), públicas e privadas, tem-se aplicado o estudo e a implementação do MPLS basicamente para redes IP.

    O MPLS disponibiliza os serviços de QoS (Quality of Services), Engenharia de Tráfego (Traffic Engineering) e VPN (Virtual Private Network) para uma rede baseada em IP. Em relação a aplicações que exigem tempo real, é implantado o QoS, que possibilita diferenciar tipos de tráfegos, dando prioridades às aplicações mais sensíveis (rede escalonável).

    fonte>https://blog.algartelecom.com.br/tecnologia/entenda-o-protocolo-mpls-conceito-tecnologia-e-evolucao/

  • [1] "Se uma organização tem vários sites, como ela pode garantir a privacidade para o tráfego enviado entre eles? A abordagem mais fácil consiste na construção de uma rede completamente isolada, que pertença e seja operada pela organização. Usamos o termo rede privada ou intranet privada para uma rede desse tipo. Como uma rede privada utiliza circuitos digitais alugados para interligar locais e pelo fato de as empresas de telefonia garantirem que ninguém de fora tenha acesso a esses circuitos, todos os dados permanecem privados enquanto viajam de um site para outro".

    Yuri, meu chapa, dê uma zoiada(com os zoi mesmo) em 1 boa fonte antes de postar coisas q vc não tem crtza.

    A questão está certa. Bora estudar mais, moçada!!!

    Fonte:

    [1] Kurose