O protocolo MPLS é definido pelo IETF (Internet Engineering Task Force) e consiste em uma tecnologia de chaveamento de pacotes que possibilita o encaminhamento e a comutação eficientes de fluxos de tráfego através da rede, presentando-se como uma solução para diminuir o processamento nos equipamentos de rede e interligar com maior eficiência redes de tecnologias distintas. O termo Multiprotocol significa que esta tecnologia pode ser usada sob qualquer protocolo de rede. Considerando a Internet e a importância de seus protocolos nas várias redes WAN (Wide Area Network), públicas e privadas, tem-se aplicado o estudo e a implementação do MPLS basicamente para redes IP.
O MPLS disponibiliza os serviços de QoS (Quality of Services), Engenharia de Tráfego (Traffic Engineering) e VPN (Virtual Private Network) para uma rede baseada em IP. Em relação a aplicações que exigem tempo real, é implantado o QoS, que possibilita diferenciar tipos de tráfegos, dando prioridades às aplicações mais sensíveis (rede escalonável).
fonte>https://blog.algartelecom.com.br/tecnologia/entenda-o-protocolo-mpls-conceito-tecnologia-e-evolucao/
[1] "Se uma organização tem vários sites, como ela pode garantir a privacidade para o tráfego enviado entre eles? A abordagem mais fácil consiste na construção de uma rede completamente isolada, que pertença e seja operada pela organização. Usamos o termo rede privada ou intranet privada para uma rede desse tipo. Como uma rede privada utiliza circuitos digitais alugados para interligar locais e pelo fato de as empresas de telefonia garantirem que ninguém de fora tenha acesso a esses circuitos, todos os dados permanecem privados enquanto viajam de um site para outro".
Yuri, meu chapa, dê uma zoiada(com os zoi mesmo) em 1 boa fonte antes de postar coisas q vc não tem crtza.
A questão está certa. Bora estudar mais, moçada!!!
Fonte:
[1] Kurose