SóProvas


ID
398416
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito do uso da tecnologia MPLS em situações nas quais se requer engenharia de tráfego, bem como o uso de VPN, julgue os itens a seguir.

O tráfego em uma VPN MPLS, que suporta múltiplos níveis de serviço na visão do usuário, pode ser mapeado de acordo com as políticas de tráfego.

Alternativas
Comentários
  • O isolamento de tráfego é semelhante ao obtido nas soluções baseadas no estabelecimento de circuitos lógicos (ATM ou Frame Relay). O tráfego IP com determinado destino e associado a uma determinada VPN ao ser identificado por etiquetas (labels) torna-se unívoco para cada VPN.
    Diversos níveis de QoS disponíveis, associados a diferentes tipos de tráfego e diferentes níveis de criticidade do mesmo (ex.: voz, vídeo-conferência, aplicações ERP, etc).
    FONTE: http://www.oni.pt/Solucoes_01_02_04.htm
  • CERTO


    Em vez de adicionar largura de banda para gerenciar o aumento do tráfego, a engenharia de tráfego MPLS utiliza a largura de banda existente de forma mais eficiente, permitindo que pacotes possam ser encaminhados por rotas explícitas e com uma largura de banda específica garantida. Isto é conhecido como CBR (Constraint-Based Routing), e é a chave da engenharia de tráfego MPLS. O CBR gere caminhos do tráfego de dados dentro de uma rede MPLS, permitindo que o tráfego seja encaminhado a rotas desejadas (MPLS: CONFORMENCE AND PERFORMANCE TESTING, 17 out 2007).

  • Como assim "na visão do usuário"?