SóProvas


ID
3984775
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tapejara - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito das características ou do tratamento das intoxicações por organofosforados, analise as seguintes assertivas:

I. A atropina é usada como antídoto, agindo sobre antagonistas dos receptores muscarínicos, podendo ser administrada na intoxicação por organofosforados.
II. A pralidoxima é um antídoto que regenera a enzima acetilcolinesterase, tendo indicação na intoxicação por organofosforados com o objetivo de inibir os efeitos tóxicos que envolvem os receptores nicotínicos.
III. Os efeitos tóxicos dos organofosforados nos receptores nicotínicos incluem taquicardia, hipertensão, fasciculações, fraqueza muscular e hipoventilação por paresia dos músculos respiratórios, além de alterações no sistema nervoso central.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Essa questão deveria ser anulada.

    De fato, a atropina pode ser usada como antídoto nas intoxicações por OFs, mas a redação da questão deu a entender que o mecanismo de ação estaria errado. A atropina antagoniza os receptores colinérgicos muscarínicos, ela NÃO age sobre antagonistas dos receptores muscarínicos.

    A atropina é usada como antídoto, agindo sobre antagonistas dos receptores muscarínicos, podendo ser administrada na intoxicação por organofosforados.

    Portanto, gabarito deveria ser a letra D.

  • As manifestações clínicas de atividade colinérgica excessiva podem ser divididas em efeitos muscarínicos, nicotínicos e centrais. A gravidade relativa destes efeitos difere entre casos individuais.

    Os efeitos muscarínicos são aqueles resultantes da hiperatividade parassimpática e incluem bradicardia, miose puntiforme, sudorese, visão borrada, lacrimejamento, secreção brônquica excessiva, dispnéia, tosse, vômitos, dor abdominal, diarréia e incontinência urinária e fecal.

    Os efeitos nicotínicos são aqueles resultantes da hiperatividade simpática e disfunção neuromuscular, e incluem taquicardia, hipertensão, pupilas dilatadas, fasciculações e fraqueza muscular.

    Os efeitos centrais podem incluir agitação, psicoses, confusão, coma e convulsões.