SóProvas


ID
398497
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No que se refere ao Brasil no século XIX, julgue os itens a seguir.

Após assinatura de tratado de amizade, defesa e comércio com a Inglaterra, a elite brasileira substituiu a cultura francesa pela inglesa como referencial de sofisticação e de ideias avançadas.

Alternativas
Comentários
  • Pelo tratado de Aliança e Amizade, firmado entre Portugal e Inglaterra no Sec. XIX, proibiu-se a Santa Inquisição no Brasil, institui-se a gradativa extinção do tráfico de escravos para a Colônia Brasileira, dentre outras medidas que demonstravam a preponderância da Inglaterra.
    Desta forma, o referido tratado em nada se relaciona com a afirmativa da questão.
  • Referindo-se aos últimos quartéis do século XVIII, diz o mesmo autor: "Tudo vinha da França, ou por via francesa. A hora da América era nos dada pelo meridiano de Paris" (Frieiro 1945: 58). Essa influência ficava, entretanto, restrita a um núcleo muito pequeno, a um grupo de pessoas excepcionais para sua época. Limitava-se também essencialmente ao campo das idéias. A vida cotidiana mantinha seu aspecto tradicional, ainda não fora abalada pela importação de objetos e costumes franceses. Era esse o quadro até 1808 quando, com a vinda de D. João VI para o Brasil, o papel da influência francesa, até então pouco significativo, mudará completamente. A corte portuguesa trazia consigo hábitos de luxo europeu (Debret s/d: 139) e para satisfazer esses costumes que se tornaram necessidades, vieram com ela cabeleireiros e modistas franceses e comerciantes ingleses. Finalmente, com a abertura dos portos, homens e coisas, de origem estrangeira puderam penetrar livremente. Logo de início predominaram as influências britânicas. Era natural! A Inglaterra ajudara o príncipe regente e a corte a escapulirem-se para o Brasil, e a França, na figura de Napoleão, tornara-se sua inimiga. Como recompensa pela sua proteção aquela obteve o tratado de 1810 pelo qual os produtos ingleses passaram a pagar 15% de tarifa, enquanto os de Portugal pagavam 16% e os dos demais países 25%!

    Com esse incrível tratado que os privilégios da situação política lhe haviam assegurado, firmou-se a preponderância comercial da Inglaterra no Brasil e paralelamente o predomínio da influência inglesa em quase todos os setores (Pinho s/d: 17). A influência francesa foi momentaneamente eclipsada e a Inglaterra "deu a nota" de 1808 a 1815. Só após 1816 voltaria a França a fazer-lhe concorrência, a desafiar-lhe o prestígio!

    A situação política mudara. Napoleão, o inimigo de D. João VI, havia sido derrubado, os Bourbons recolocados no trono. As resoluções do Congresso de Viena contribuindo para o apaziguamento gradual dos ânimos e a dissipação das prevenções, propiciaram à influência francesa total acolhimento no Brasil5. Nos conselhos da coroa, à política anglófila de Linhares sucederam as tendências francófilas do Conde da Barca. Estreitaram-se as relações entre os dois países. D. João VI ao enviar um emissário seu saudar Luiz XVIII oficializa a cordialidade entre o Brasil e a França, consolidando definitivamente o predomínio da sua influência. O príncipe concretiza seu interesse em estreitar esses laços, convidando para vir ao Brasil ilustres membros do pensamento francês: Lebreton, Debret, Montigny, Taunay, Ferrez, que constituíram a famosa missão artística de 1816 (Barbosa s/d: 218).
    fonte

    Rev. hist.  n.142-143 São Paulo dez. 2000

  • ERRADA.

    Especialmente na Elite do Império, a influência externa dominante em termos sociais, culturais e intelectuais , era a FRANCESA.  A influência maciça foi  devido a chegada da Missão Artística Francesa em 1816. 

    A literatura francesa era a mais lida (os romanes ingleses eram lidos na maioria das vezes por versões francesas). Os autores lidos eram: Auguste Comte, Ernest Renan a Arthur, Conde de Gobinau. 

    Na ópera, a italiana (Rossini, Donizetti, Bellini, Verdi) era mais apreciada.

    A moda francesa era a mais procurada, com ímpeto maior na rua do Ouvidor (centro do Rio).

    A frase de Joaquim Nabuco é emblemática:  " Paris foi e é a paixão cosmopolista dominante em redor de nós.


    FONTE: Construção Nacional - Vol.2  - José Murilo de Carvalho - 2012.
  • Não correu substituição!

    A cultura francesa teve influência direta na inglesa, exemplo das vestes (Roupas) tradicionais que eram vistas como algo sofisticado, assim como influência em termos sociais, culturais e intelectuais. "Estava incorporada na cultura Inglesa" - Entre aspas ksksks