SóProvas


ID
3985156
Banca
TJ-AC
Órgão
TJ-AC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Segundo a Constituição de 1988, constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    CF/88, art. 5º

    XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei.

    Macete:

    Crimes inafiançáveis e imprescritíveis: ''RAÇÃO'' => RACISMO E AÇÃO DE GRUPOS ARMADOS;

    Crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia: ''3TH SEM GRAÇA'' => TORTURA, TRÁFICO, TERRORISMO, HEDIONDOS.

  • BOA!!!!!

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Constitucional e o assunto relacionado aos Direitos e Garantias Fundamentais.

    Conforme os incisos XLII, XLIII e XLIV, do artigo 5º, da Constituição Federal, a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei, a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem, e constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático.

    ESQUEMATIZANDO

    - Crimes Inafiançáveis e Insuscetíveis de graça ou anistia = 3T (Tortura, Tráfico e Terrorismo) + 1H (Crimes Hediondos).

    - Crimes Inafiançáveis e Imprescritíveis = Racismo Ação de Grupos Armados.

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS

    Levando em consideração as explicações acima, percebe-se que a única alternativa que está em consonância com o que foi explanado é a letra "b", sendo que as demais alternativas se encontram incorretas.

    GABARITO: LETRA "B".

  • SÓ POSSUI 2 CRIMES IMPRESCRITÍVEIS NO ORDENAMENTO JURÍDICO SENDO ELES:

    RACISMO

    XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;

    AÇÃO DE GRUPOS ARMADOS

    XLIV - constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático;

  • GAB [B] AOS NÃO ASSINANTES .

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA ! !

    #ESTABILIDADE SIM ! !

  • Todos os crimes previstos no Art. 5º são inafiançáveis, porém só são imprescritíveis o racismo e a ação de grupos armados, civis e militares... Sem concessão de graça ou anistia são os crimes de tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, terrorismo e os crimes hediondos.

  • 1-Crimes inafiançáveis e imprescritíveis:

    RGA

    Racismo

    Grupos Armados

    2-Crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça e anistia:

    H3T

    Hediondo

    Trafico

    Terrorismo

    Tortura

  • https://ibb.co/T49fpV1

    Mesmo gráfico mas com disposição diferente você encontra no material do Escrevente do Estratégia Concurso.

  • Só lembrando que o STF passou a considerar a injúria de cunho racial como imprescritível
  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre crime imprescritível.

    A- Incorreta. A regra é a prescritibilidade. Isso significa que o Estado possui prazo para processar e executar a pena. Se não cumprir os prazos estabelecidos na lei penal, não pode exercer o seu poder punitivo. Excepcionalmente, de acordo com a Constituição, não prescrevem os crimes de racismo e de ação de grupos armados contra a ordem constitucional e o Estado Democrático. Desse modo, não tendo sido mencionado o crime de tortura, este permanece prescritível. Art. 5º, XLIII, CRFB/88: "a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura , o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem".

    B- Correta. É o que dispõe a Constituição em seu art. 5º: "(...) XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei; (...) XLIV - constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático; (...)".

    C- Incorreta. O crime de tráfico de drogas não foi incluído nos casos excepcionais de crimes que não prescrevem, de modo que permanece prescritível. Art. 5º, XLIII, CRFB/88: "a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura , o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem".

    D- Incorreta. Crime hediondo é aquele crime que causa repulsa na sociedade. Os crimes hediondos são crimes que já existem no Código Penal ou em outras leis e que foram elencados no art. 1º da Lei 8.072/90 (rol taxativo). Além desses, são considerados equiparados/assemelhados a hediondos o tráfico de drogas, a tortura e o terrorismo. Na prática, cometer um crime hediondo significa, por exemplo, cumprir parcela maior da pena para obtenção de benefícios (como a progressão de regime) e até mesmo a vedação de outros (como o livramento condicional, que é vedado, nos termos do art. 112 da Lei de Execução Penal, ao condenado por crime hediondo ou equiparado com resultado morte). Não há relação entre a prescrição e o crime ser hediondo.

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa B.