Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos conhecer as funções ou processos que dão origem ao processo administrativo das organizações. Dito isso, vejamos alguns tópicos sobre o assunto e qual das alternativas apresenta essas funções.
Maximiano (2006, p. 12) destaca que o “processo administrativo abrange cinco tipos de funções: planejamento, organização, liderança, execução e controle".
- Planejamento – é a ferramenta para administrar as relações com o futuro. As decisões, que procuram, de alguma forma, influenciar o futuro ou que serão colocadas em prática no futuro, são decisões de planejamento. Implicam estabelecer planos, métodos e processos que irão guiar as ações e os objetivos da organização, deixando para trás o empirismo e os palpites nas decisões administrativas. Tais procedimentos são as linhas mestras que definirão acerca das coisas: O que? Quando? Quem? Como?
- Organização – consiste em dispor dos recursos em uma estrutura que facilite a realização dos objetivos. Processo de alocar, arrumar e/ou distribuir tarefas, responsabilidades e recursos entre os membros da organização. Significa adequar a estrutura da organização aos objetivos propostos, isso porque objetivos distintos requerem adaptações diferentes. O resultado desse processo chama-se estrutura organizacional.
- Liderança – Abrange o trabalho com pessoas para possibilitar a realização de objetivos. Liderança é um procedimento complexo, que compreende diversas atividades de administração de pessoas, como coordenar, dirigir, motivar, comunicar e participar do trabalho em grupo. Sua função essencial é criar uma atmosfera adequada para o exercício de todas as funções.
- Execução – Consiste em realizar atividades planejadas, por meio da aplicação de energia física e intelectual.
- Controle – Compreende comparação das atividades realizadas com as atividades planejadas, para possibilitar a realização dos objetivos. Significa verificar, constatar ou certificar-se da realização das atividades e dos objetivos conforme estabelecido.
Concluímos que a alternativa "E" é a correta.
GABARITO: E
Fonte:
MAXIMIANO, A. C. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana a revolução digital. 4. ed. São Paulo, Atlas, 2006.