SóProvas


ID
3986737
Banca
VUNESP
Órgão
UEA
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Podemos definir como “artefatos” os objetos que parecem manifestar um aspecto inteligível da ação do homem. Existem casos duvidosos de atribuição de origem, como nas escavações de sítios paleolíticos chineses, em que certas pedras lascadas pelo fogo parecem ter sido resultado de uma ação exclusiva da natureza.


(Henri-Irénée Marrou. De la connaissance historique, 1975. Adaptado.)



Depreende-se do texto que as condições essenciais para a pesquisa histórica são

Alternativas
Comentários
  • O trabalho do historiador tem como fundamento as suas escolhas na hora de realizar o trabalho sobre o objeto da pesquisa. Essas escolhas são fundamentais para a construção do conhecimento histórico. Segundo Marc Bloch, a base do trabalho do historiador está na tarefa de delimitação, seleção e recorte histórico. O historiador deve escolher quais métodos e teoria irá criar para se debruçar sobre as fontes para, em seguida, tentar compreender o que essa fonte está revelando a esse historiador a partir de suas características próprias, dentro do contexto na qual ela foi produzida. 
    Portanto, a História tem como o objeto o homem e suas ações e narrativas nos diversos contextos históricos que, consequentemente, causarão transformações. Tais transformações acontecerão segundo as características do tempo no qual as fontes foram produzidas , sejam documentais escritas ou de quaisquer outras formas de objetos de história e/ou memória.
    Para responder essa questão o candidato deverá ter o conhecimento sobre o que é história e o que são fontes históricas e, também, sobre como é o ofício do historiador, como ele realiza seu trabalho de pesquisa sobre as diversas formas de fontes históricas em diferentes formas, linguagens e narrativas sempre segundo a ação do ser humano. O estudo de Teoria de História é importante. Uma das alternativas apresenta as condições essenciais para o trabalho do historiador 
    A) ERRADA – A história das grandes civilizações foi registrada pelos autores do seu tempo, assim como Heródoto, que relatou em seus escritos a guerra do Peloponeso entre Atenas e Esparta. Portanto, esses registros têm como referência os feitos dos líderes dessas civilizações, não levando em consideração aspectos das sociedades inseridas nesses tempos. 
    B) ERRADA – Antes de Heródoto, o registro dos acontecimentos era feito baseado em crônicas e narrativas épicas escritas por autores que não tinham exatamente compromisso em relatar a veracidade dos fatos. Eram obras literárias, que tão importantes quanto os registros oficiais, podem nos revelar em suas narrativas, mais do que somente o relato dos fatos, mas também a cultura e traços do cotidiano daquela sociedade também. 
    C) CORRETA – As fontes históricas existem como prova da existência de atividade humana em qualquer lugar do planeta. A busca do historiador por esses objetos consiste em achar, mapear e interpretar essas fontes de modo a produzir conhecimento histórico sobre os seres humanos envolvidos na produção dessas fontes. 
    D) ERRADA – A história institucional também faz parte do raio de ação do historiador mas, não se encerra como única referência de estudo em seu trabalho de pesquisa e produção de conhecimento histórico. Relatos escritos sobre feitos militares podem dar a direção para como a sociedade sob a ação dessas forças militares agiram a partir de seus feitos além de ser possível estudar a economia e a política do contexto no qual essas realizações aconteceram.
    E) ERRADA – A invenção de instrumentos de produção agrícola constitui-se objeto de pesquisa histórica. Porém, é a partir de um estudo metodológico e historiográfico sobre tudo o que abrange esses instrumentos, seja o tempo em que foi forjado, o local onde foi encontrado e quais estudos já existem sobre esse assunto é que vão transformar os instrumentos de produção agrícola em objetos de uma pesquisa histórica mais completa acerca das ações humanas no contexto da qual surgiu. 
    Gabarito do Professor: Letra C.