A década de 1920 , após a participação dos EUA na Primeira Guerra Mundial , foi de expansão. A moeda norte-americana tornou-se a moeda de troca no comércio internacional. Os EUA tornaram-se o grande produtor e exportador do mundo. Ao mesmo tempo eram os maiores consumidores de matérias primas vindas de outras regiões da América e de regiões africanas e asiáticas.
Tal explosão de produção e consumo teve seu fim com a crise de 1929.
Ao mesmo tempo a lógica de produção foi se alterando, havendo cada vez mais o predomínio das grandes empresas, com produção maior e mais mecanizada , alcançando cada vez mais o mercado.
Em uma das alternativas está indicada uma característica do momento histórico descrito no trecho.
A) CORRETA- A produção industrial dos EUA cresceu e, assim, houve o barateamento de produtos o que possibilitou a ampliação do mercado consumidor.
B) INCORRETA – Não havia, na década de 1920, leis que protegessem o trabalhador. Havia uma euforia produtiva e de consumo mas pouco ou nada se fez no sentido de leis trabalhistas.
C) INCORRETA- A produção agrícola estava nas mãos de grandes empresas e, o êxodo rural se deu por conta da mecanização.
D) INCORRETA- A crise explode no final da década de 1920 mas, a cartelização não foi elemento chave para sua eclosão e sim uma superprodução acompanhada de retração do mercado consumidor
E) INCORRETA- Esta foi uma prática do New Deal, plano de recuperação da economia americana após a crise
Gabarito do Professor: Letra A.