SóProvas


ID
3987415
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Quissamã - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com os estudos de Bloom (1993) a avaliação do processo ensino-aprendizagem, apresenta três tipos de funções: diagnóstica (analítica), formativa (controladora) e somativa (classificatória). Analise as afirmativas a seguir sobre tais funções e marque V (verdadeiro) ou F (falso).


 ⃣  A avaliação diagnóstica é adequada para o início do o período letivo, pois permite conhecer a realidade na qual o processo de ensino-aprendizagem vai acontecer.


 ⃣ A avaliação formativa é utilizada objetivando pré-determinar a maneira pela qual o educador deverá encaminhar, através do planejamento, a sua ação educativa. Terá como função estabelecer os limites para tornar o processo de aprendizagem mais eficiente e eficaz.


 ⃣ A avaliação somativa visa, basicamente, avaliar se o aluno domina gradativamente e hierarquicamente cada etapa da aprendizagem, antes de avançar para outra etapa subsequente de ensino-aprendizagem.


 ⃣ Por depender mais da sensibilidade e do olhar técnico do educador, a avaliação somativa fornece mais informações que permitem a customização do trabalho do professor com base nas necessidades de cada aluno.


A sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • qual o erro dessa questão?

     A avaliação somativa visa, basicamente, avaliar se o aluno domina gradativamente e hierarquicamente cada etapa da aprendizagem, antes de avançar para outra etapa subsequente de ensino-aprendizagem.

  • Letra D

    A avaliação somativa visa, basicamente, avaliar se o aluno domina gradativamente e hierarquicamente cada etapa da aprendizagem, antes de avançar para outra etapa subsequente de ensino-aprendizagem. Errado ela avalia hierarquicamente, mas não cada etapa e sim apenas ao final do processo.

  • SOMATIVA: Função classificadora. Tem objetivo "premiar ou castigar". Tem aspecto autoritário e conservador e NÃO funciona como um instrumento dialético do avanço.

  • O sistema somátivo de avaliação é falho nessa percepção de avanço. Ele não é processual. Além disso, ele não avalia cada etapa de forma separada, mas apenas no final do processo. Ele classifica, atribui notas. Não é qualitativo.

  • A avaliação diagnóstica é adequada para o início do o período letivo, pois permite conhecer a realidade na qual o processo de ensino-aprendizagem vai acontecer.

    ⃣ A avaliação formativa é utilizada objetivando pré-determinar a maneira pela qual o educador deverá encaminhar, através do planejamento, a sua ação educativa. Terá como função estabelecer os limites para tornar o processo de aprendizagem mais eficiente e eficaz. Não vai estabelecer limites, pois é processual, cumulativa, qualitativa.

    ⃣ A avaliação somativa visa, basicamente, avaliar se o aluno domina gradativamente e hierarquicamente cada etapa da aprendizagem, antes de avançar para outra etapa subsequente de ensino-aprendizagem. Não é utilizada durante etapas e sim no final do processo.

    ⃣ Por depender mais da sensibilidade e do olhar técnico do educador, a avaliação somativa fornece mais informações que permitem a customização do trabalho do professor com base nas necessidades de cada aluno. Está mais ligada a avaliação diagnóstica e não somativa.