SóProvas


ID
398950
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com base no disposto no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros (CEJB) e na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os itens seguintes.

O jornalismo investigativo, frequentemente, lança mão de expedientes como disfarces ou câmeras ocultas para obter informações de interesse público. A ética da profissão não condena esse tipo de procedimento, desde que os fins o justifiquem.

Alternativas
Comentários
  • Questão mal formulada. Afinal CEJB prevê no inciso III do artigo 11 que a utilização de meios ilícitos (uso de identidade falsa, câmera escondida) na obtenção de informações fazendo uma restrição bastante genérica ao uso desses recursos, liberando o jornalista à fazer uso destes em casos de incontestável interesse público e quando esgotadas todas as outras possibilidades de apuração. 

    NOTEM QUEM NÃO BASTA A FINALIDADE JUSTIFICADA "
    incontestável interesse público", PARA QUE A A UTILIZAÇÃO DE CÂMERAS OCULTAS SEJA FEITO DE MANEIRA ÉTICA, MAS TAMBÉM "quando esgotadas as outras possibilidades de apuração".
  • Questão BEM formulada. Não há nada de errado.

    "quando esgotadas todas as outras possibilidades de apuração" = DESDE QUE OS FINS O JUSTIFIQUEM.

    Só não está literal e explícito....
    Que o CESPE continue com questões que exijam memorização, mas também interpretação e raciocínio.
  • Existe uma polêmica em torno do uso desses recursos nas reportagens investigativas.
    Veja o que diz Claudio Tognolli, que defende o uso, na revistapontocom:
    Claudio Tognolli defendeu o uso da câmera oculta: “Em casos de interesse público, os interesses particulares não se sobrepõem aos interesses coletivos. O repórter está coberto de razão a usar a câmera oculta até porque, constitucionalmente, o partícipe de uma conversa está protegido pela Constituição se ele resolver tornar essa conversa pública, se essa conversa tiver interesse público”. Tognolli acredita que o jornalista deve se valer de todos os instrumentos disponíveis para revelar informações relevantes para a sociedade.
  • Mas não deveria constar na questão que foram esgotadas todas  as outras possibilidades de apuração?  Pq o código não fala de uma OU outra coisa, fala de um E outro.

  • O gabarito está errado. Simples assim.