SóProvas


ID
3990454
Banca
NC-UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considere o excerto de poema espartano do século VII a.C.:

[...] Pois não há homem valente no combate,

se não suportar a vista da canificina sangrenta

e não atacar, colocando-se de perto. [...]

É um bem comum para a cidade e todo o povo,

que um homem aguarde, de pés fincados, na primeira fila,

encarniçado e todo esquecido da fuga vergonhosa,

expondo a sua vida e ânimo sofredor,

e, aproximando-se, inspire confiança

com suas palavras ao que lhe fica ao lado.

(Tradução de Maria Helena da Rocha Pereira. In: Hélade: Antologia da Cultura Grega, Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra / Instituto de Estudos Clássicos, 4. ed., 1982.)


Com base nesse excerto, considere as afirmativas abaixo sobre os valores ressaltados no poema e sobre características da cidade-Estado de Esparta entre os séculos VII e V a.C.:

1. Esparta e Atenas compartilhavam do mesmo ideal militar expresso no poema, motivo pelo qual juntaram esforços na Liga de Delos.

2. O poema expressa os valores esperados dos soldados espartanos: a coragem, o espírito de combate e a cooperação com o coletivo.

3. Para sustentar o exército, o Estado espartano formou a Liga do Peloponeso e distribuiu as terras conquistadas entre as cidades-Estado aliadas.

4. Esparta manteve uma elite militar, formada pela educação rígida de suas crianças, que eram controladas pelo Estado e separadas de suas famílias.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 1 - Não, porque Atenas priorizava o intelectoEsparta já era mais ligada às práticas físicas e na preparação de suas crianças em academias militares.

    2 - Certo, os espartanos eram ensinados a construir dentro de si os sentimentos de coragem e honra para defender o que lhes pertencia.

    3 - As terras não foram divididas.

    4 - As crianças em Esparta eram desde cedo separadas de suas famílias e enviadas ao centro de treinamento para que quando crescessem fossem guerreiros super especializadosfortes e preparados.

    Letra B

  • Esparta foi uma cidade estado grega que tinha como principal característica um estado oligárquico e militarista. Tinha como um de seus principais objetivos fazer de seus cidadãos modelos de soldados, fortes, corajosos, bem treinados e obedientes

  • A cidade de Esparta se localizava no Sul da Grécia Antiga na Península do Peloponeso. O poema descreve a natureza guerreira dos espartanos. 

    O Estado era onipresente e a sociedade era militarizada desde a sua base. A educação espartana de cunho militar tinha por função a manutenção da elite espartana no poder e a subjugação dos homens livres e dos escravos. As crianças eram tuteladas pelo Estado e sob  sua orientação, vivendo em acampamentos longe das famílias desde os sete ou oito anos de idade, aprendiam a serem guerreiros e a suportarem toda a sorte de sofrimentos e dificuldades. Os espartanos eram criados para preservarem a integridade de sua terra natal. A luta pelo Estado suplantava o poder e a ação do indivíduo. 

    Acerca da Educação em Esparta, há afirmativas verdadeiras e falsas. 

    1. FALSA – Esta afirmativa é falsa, pois Esparta e Atenas somente se juntaram na Liga de Delos para conter a ameaça persa. Esparta se retirou da Liga de Delos quando a ameaça persa foi contida. Os ideais apresentados no poema são traços característicos da cultura militar espartana. 

    2. VERDADEIRA – Esta afirmativa é verdadeira, pois a educação espartana era militarizada e possuía valores como a coragem e a bravura de não desistir em prol do coletivo. Ainda que isso cause dando ao indivíduo, pois o Estado era maior que o individuo. Os valores apresentados no poema são um retrato da bravura militar e coletiva dos espartanos. 

    3. FALSA - Esta afirmativa é falsa, pois a Liga do Peloponeso não foi formada para sustentar o exercito espartano. As contribuições para o sustento da Liga do Peloponeso eram variadas, mas não eram compulsórias. O objetivo era proteger e assegurar as Cidades Estado que faziam parte dessa aliança contra as oligarquias. 

    4. VERDADEIRA – Esta afirmativa é verdadeira, pois os cidadãos que se dedicavam inteiramente ao exército eram membros de uma aristocracia privilegiada. Quando do nascimento de uma criança, o Conselho de Anciãos escolhia se aquela criança era apta à vida militar. Caso fosse, ela era retirada dos pais aos sete anos de idade e passaria a ser tutelada pelo Estado. O treinamento militar duraria dos sete aos vinte anos de idade.

    A) INCORRETA – As afirmativas 1 e 3 são falsas. 
    B) CORRETA- As afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. 
    C) INCORRETA- As afirmativas 1 e 3 são falsas e a afirmativa 2 não. 
    D) INCORRETA- As afirmativas 2 e 4 são verdadeiras, mas a 3 não é. 
    E) INCORRETA – As afirmativas 1 e 3 estão falsas, mas a 2 e a 4 não. 

    Gabarito do Professor: Letra B.