SóProvas


ID
3991459
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFMS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em relação a dietoterapia nas patologias do sistema respiratório, com relação à Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que é a obstrução das vias aéreas, com limitação do fluxo de ar para os pulmões e retenção de CO² (dióxido de carbono), assinale a alternativa correspondente ao objetivo e às características da dieta, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • Questão passível de recurso! Pois segundo Cuppari (2014), Dietas ricas em carbiodratos podem aumentar a produção de CO2 e o quociente respiratório em pacientes com DPOC, mas, de maneira geral, causam MENOS desconforto respiratório do que as ricas em lipídeos, estando RECOMENDADAS.

    Cuppari (2014) ainda afirma que a distribuição dos macronutrientes deve seguir as recomendações da população adulta saudável, mas recomenda-se uma oferta energética e proteica suficiente para melhorar ou manter o estado nutricional o mais próximo possível da normalidade. Portanto, recomenda-se 50 a 60% (normoglicídica) e 25 a 30% do VET de lipídeos (normolipídica).

  • Concordo que devia ter sido passível de recurso.

  • Diminuir a produção de CO². (OK) Normocalórica avaliando o estado nutricional do paciente (OK); Hiperlipídica (Normo e DAN,2017 fala: Na vigência de insuficiência respiratória, a quantidade de lipídios utilizada deve estar na faixa de 30 a 50% das necessidades do paciente) hiperproteica (OK: até 1,5); Hiperglicídica (Normo 50 a 60% VET); Consistência da dieta: leve ou pastosa a fim de facilitar a deglutição, evitando a dispneia.

    Questão passível de recurso