-
Certo,
Tanto a descentralização quanto a delegação promovem que a tomada de decisão deve ser tomada nos níveis mais próximos da ocorrência dos fatos ou do cliente e isso confere maior agilidade.
Descentralização significa menor concentração de poder decisório na alta administração e que os níveis hierárquicos mais baixos têm autonomia para tomar decisões. Delegação pode ser entendida como a transferência de funções e responsabilidades do superior hierárquico para seus subordinados. Em ambos os casos observa-se a autonomia e a agilidade na tomada de decisões importantes.
-
"(...) confere maior agilidade ao processo de tomada de decisão".
Ok, anotado para não fugir do enquadramento conceitual proposto pela Banca. Mas a assertiva está errada.
Pode que a pulverização do poder na estrutura organizacional torne o processo de tomada de decisão mais eficaz e representativo (o que certamente motivou a criação do plebicito e do orçamento participativo, p. ex). Contudo, o poder centralizado sempre será mais ágil na tomada de decisões (a ditadura não depende da opinião do Legislativo, pois o líder também concentra esta função em suas mãos).
-
delegação instrumento da descentralização!
-
Errei por causa de "autonomia nos níveis hierárquicos mais baixos". Esses níveis mais baixos entendi como sendo o nível operacional, sendo que a descentralização ocorre do nível de direção para o gerencial. Alguém pode explicar melhor?
Obrigada desde já!
-
As 3 principais vantagens da descentralização: autonomia, agilidade e novas tecnologias.
Fonte: LIvro administração geral e pública; Chiavenato pág 363)
-
assim não dá.... a gente estuda em todos os livros e com todos os professores possíveis, e todos, eu disse todos, dizem que uma das desvantagens da delegação é que a tomada de decisão se torna mais lenta, menos ágil, aí me vem uma questão dessa?
.
aff.... (muita indignação)
.
é nessas horas que dá vontade de desistir de tudo....
.
#maisindignação....
-
CESPE em outra questão. Uma decisão autocrática poderá ser utilizada com vistas à aceleração do processo decisório..... GAB: Certo
-
Creio que o colega R Rodrigues está equivocado.
No livro Introdução a TGA de Idalberto Chiavenato (pag. 157 - 8ª edição), consta:
"Vantagens da Descentralização:
[...]
Além disso, ganha-se tempo, toma-se na hora uma decisão que levaria vários dias para ser comunicada.
[...]
As decisões são tomadas mais rapidamente pelos próprios executores da ação.
Portanto, questão corretíssima.
-
A transferência de poder decorrente da descentralização e da delegação proporciona autonomia nos níveis hierárquicos mais baixos
(até aqui, não há dúvidas)
e confere maior agilidade ao processo de tomada de decisão.
(galera, confere maior agilidade NOS NÍVEIS HIERÁRQUICOS MAIS BAIXOS)
Ex: Uma empresa tem departamentos e um deles é o de Gestão de Pessoas. Cada decisão antes de ser tomada por esse departamento deve ser repassada pra alta cúpula da empresa? Algumas sim, mas todas não. Isso agiliza o processo de tomada de decisão no nível departamental.
GAB: CERTO
-
No contexto temático do processo decisório, a agilidade de uma decisão tende a ser maior quando esta é tomada proximamente de onde surgiu o problema a ser resolvido ou a oportunidade a ser aproveitada.
Vejam que esses institutos (descentralização e delegação) possibilitam que a tomada de decisão seja feita de perto para os problemas que surgirem nos níveis hierárquicos mais baixos.
-
Uma decisão autocrática poderá ser utilizada com vistas à aceleração do processo decisório. CERTO.
>>> Aqui está falando sobre uma decisão que poderia ser debatida na equipe. Com a decisão autocrática, a decisão será mais rápida.
A transferência de poder decorrente da descentralização e da delegação proporciona autonomia nos níveis hierárquicos mais baixos e confere maior agilidade ao processo de tomada de decisão. CERTO.
>>> Aqui está falando sobre a descentralização da decisão, e não do "debate" ou da concordância dos membros de uma equipe. Quando a decisão puder ser tomada nos níveis mais baixos, e não somente por uma autoridade superior, tender-se-á a ser mais rápido.
-
A atenção maior que se deve ter é a seguinte para não confundir:
As decisões AUTOCRÁTICAS são mais rápidas (do que as democráticas)
As decisões DESCENTRALIZADAS são mais rápidas (do que as centralizadas)
-
Eu errei a questão e procurei entender o tema.
Quando li descentralização lembrei das tomadas de decisões em GRUPO (caracteristicas da liderança liberal, por exemplo), as quais são mais demoradas do que as tomadas de decisões INDIVIDUAIS. Isto, porém, não é o caso da questão. A decisão descentralizada pode ser tomada individualmente sem precisar percorrer todo organograma para chegar ao conhecimento do chefe.
-
Posso estar enganada, mas acredito que quando cita “delegação” sabemos que quando algo é delegado as decisões sao tomadas pelo próprio delegado, logo isso traria mais agilidade no processo de tomada de decisão. É difererente das decisoes compartilhadas, onde o gerente busca a opinião da equipe, e diferente tambem das decisoes autocraticas, pois nestas o proprio gerente toma a decisao sozinho ( o que tambem resulta em acelerar o processo de tomada de decisao). Me corrijam se tiver errada
-
Se o nível de baixo possui AUTONOMIA como diz a questão a decisão é rápida mesmo, não precisa consultar a gerência.
Agora quando ela fala que DELEGAÇÃO (mesmo nível hierárquico) pode ser uma delegação feita no nível operacional de supervisor de peças para ajudante por exemplo.
-
Sim. Em poucas palavras, tal autonomia é denominada Empowerment.
Resposta: Certo.
-
CORRETO
** DIFERENÇAS
DESCENTRALIZAÇÃO
- CONFERE maior agilidade ao processo de tomada de decisão. (PROCESSO DECISÓRIO)
- A DECISÃO será mais lenta.
CENTRALIZAÇÃO
- A decisão é mais agil, pois existe menos gente.
-
Ainda acho errada a questão , descentralização gera lentidão , centralização gera rapidez hehehe