SóProvas


ID
3996592
Banca
UFPR
Órgão
Prefeitura de Almirante Tamandaré - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pimenta pode ajudar a destruir células do câncer, aponta pesquisa

     O trunfo está na substância capsaicina, a responsável por provocar ardência. Ela está presente em boa parte das pimentas vermelhas.
    As propriedades medicinais da picante capsaicina, substância presente nas pimentas vermelhas, já é bastante conhecida. Ela é utilizada em pomadas para alívio da dor, por exemplo. _____________ ser analgésica, ela apresenta caráter energético, expectorante e vasodilatador, dentre outras vantagens para o organismo.
    O que ninguém tinha conseguido precisar, até então, era sua propriedade contra o câncer humano. Dez anos atrás, pesquisadores já haviam mostrado que ela poderia ser eficaz na destruição de células cancerígenas em ratos com tumores na próstata, deixando as células saudáveis ilesas. E, agora, uma pesquisa realizada na Índia e publicada em The Journal of Physical Chemistry B mostrou que a substância pode ser útil para nós.

(http://super.abril.com.br/ciencia/pimenta-pode-ajudar-a-destruir-celulas-do-cancer-aponta-pesquisa)

Na frase “O que ninguém tinha conseguido precisar, até então, era sua propriedade contra o câncer humano”, a expressão sublinhada se refere à época em que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    “O que ninguém tinha conseguido precisar, até então, era sua propriedade contra o câncer humano” -> até agora, ou seja, acerca da sua propriedade contra o câncer em específico.

    A) se conhecia a pimenta apenas como analgésico, energético, expectorante e vasodilatador. - Certo, só se sabia acerca desses efeitos, conforme 2º parágrafo.

    B) não se conhecia os benefícios dessas pimentas. - Errado, já eram sabidos outros benefícios, como os da alternativa A.

    C) as primeiras propriedades medicinais estavam sendo testadas. - Errado, já foram citadas outras propriedades medicinais no texto.

    D) a analgesia era feita colocando a própria pimenta no local da dor. - Errado, o termo se refere ao momento anterior dos benefícios contra o câncer.

    E) foi realizada uma pesquisa na Índia sobre essa substância. - Errado, o termo se refere ao momento anterior dos benefícios contra o câncer.

  • A alternativa A também não está correta, pois o "dentre outras vantagens para o organismo" faz o "apenas" da alternativa torná-la errada.

  • As questões dessa banca são distorcidas demais, que isso!

    Claramente na letra A está restringindo.

  • Tem que achar a questão menos errada kkk

  • as quetões de interpretação dessa banca são muito confusas

  • Nao achei nada de cofusa a questao, gabarito letra A.

  • O que ninguém tinha conseguido precisar, até então, é que além de se conhecer a pimenta apenas como analgésico, energético, expectorante e vasodilatador. Ela também havia mostrado que poderia ser eficaz na destruição de células cancerígenas.

  • muito facil

  • Mete ficha,meus companheiros de farda!

  • faltou pomadas de alivio para dor e a letra A diz APENAS como analgesico,ETC ...

    NAO CONCORDO KKKKK

  • Na frase “O que ninguém tinha conseguido precisar, até então, era sua propriedade contra o câncer humano”, a expressão sublinhada se refere À ÉPOCA em que:

    PRESTE BEM ATENÇÃO.

    .

    se fosse somente:

    Na frase “O que ninguém tinha conseguido precisar, até então, era sua propriedade contra o câncer humano”, a expressão sublinhada se refere

    Ai a letra E estaria correta

  • A alternativa ¨A¨ está incorreta, pois está reduzindo ideias que estão no texto..

    A) se conhecia a pimenta apenas como analgésico, energético, expectorante e vasodilatador.

    De acordo com o texto:

    Ela é utilizada em pomadas para alívio da dor, por exemplo. _____________ ser analgésica, ela apresenta caráter energético, expectorante e vasodilatador, dentre outras vantagens para o organismo .

    Ou seja, não é apenas (somente) analgésico, energético, expectorante e vasodilatador, mas também pomadas para alívio da dor, dentre outras vantagens para o organismo .

     

  • A Alternativa A está incorreta...