Errado.
Com relação aos métodos para a avaliação dos cargos, o sistema de avaliação inclui métodos diferenciados que, conforme Carvalho & Nascimento (1998), podem ser escalonados em métodos qualitativos onde os cargos possuem graus diferenciados e quantitativos em que a avaliação ocorre por pontos e comparação de fatores.
Essa avaliação proporciona e gera uma estrutura hierárquica dentro da organização, que é resultado direto da avaliação dos cargos.
Os métodos qualitativos destacados por Carvalho e Nascimento (1998) são os seguintes:
• Método de escalonamento por cargos – é o mais simples de todos e consiste em estabelecer certa ordem hierárquica considerando o grau de dificuldade ou responsabilidade assumida pelo colaborador, através de uma comparação de cargos de ordem global, influenciando nos salários pagos.
• Método dos graus predeterminados – não apresenta as reais diferenças entre os diferentes cargos, ocorrendo a avaliação de maneira imprecisa.
Esse método requer um manual onde são estabelecidos graus crescentes em dificuldades constituindo uma ‘régua de avaliação’ onde se compara os cargos com conceituações de cada grau e posicionados naquele que se possui mais afinidade, sendo utilizados entre cinco e dez graus para cada plano.
No caso dos métodos quantitativos, Carvalho & Nascimento (1998) citam e diferenciam dois principais, que são:
• Método de avaliação por pontos – é o mais conhecido e aplicado, considerando sua objetividade e precisão, além de ser de fácil aplicação.
• Método de comparação por fatores – consiste em escolher alguns fatores, onde os cargos são escalonados por diferentes níveis de cada fator, acompanhados de seus respectivos salários.
Avaliação de Escalas Gráficas
Utiliza os métodos de avaliação quantitativo ou qualitativos
ex de quantitavos: Pontuar de 0 a 5
Ex de qualitativos: Avaliar entre Excelente e péssimo.
Note que a questão inverteu, portanto, QUESTÃO ERRADA.