SóProvas


ID
399694
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que concerne às noções de administração de pessoal e recursos
humanos, julgue os itens a seguir.

Para se garantir a fidedignidade da avaliação, é necessário que a administração de desempenho no trabalho especifique critérios qualitativos e quantitativos de mensuração do desempenho.

Alternativas
Comentários
  • Certo.
    Critérios qualitativos de desempenho são observados nos incidentes críticos, 360º,  dentre outros.

    Critérios quantitativos de desempenho  são observados nos métodos com base em questionários, dentre outros.

    Bons estudos!!!

     
  • Certo.

    A Avaliação de Desempenho é uma importante ferramenta de Gestão de Pessoas que corresponde a uma análise sistemática do desempenho do profissional em função das atividades que realiza, das metas estabelecidas, dos resultados alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.

     
    Métodos qualitativos destacados por Carvalho e Nascimento (1998) são os seguintes:

    • Método de escalonamento por cargos – é o mais simples de todos e consiste em estabelecer certa ordem hierárquica considerando o grau de dificuldade ou responsabilidade assumida pelo colaborador, através de uma comparação de cargos de ordem global, influenciando nos salários pagos.

    • Método dos graus predeterminados – não apresenta as reais diferenças entre os diferentes cargos, ocorrendo a avaliação de maneira imprecisa.

    Esse método requer um manual onde são estabelecidos graus crescentes em dificuldades constituindo uma ‘régua de avaliação’ onde se compara os cargos com conceituações de cada grau e posicionados naquele que se possui mais afinidade, sendo utilizados entre cinco e dez graus para cada plano.


    No caso dos métodos quantitativos, Carvalho & Nascimento (1998) citam e diferenciam dois principais, que são:

    • Método de avaliação por pontos – é o mais conhecido e aplicado, considerando sua objetividade e precisão, além de ser de fácil aplicação.

    • Método de comparação por fatores – consiste em escolher alguns fatores, onde os cargos são escalonados por diferentes níveis de cada fator, acompanhados de seus respectivos salários.

  • Mas será que isso GARANTE, por si só? Tive dúvidas quanto à isso alguem mais pode explicar?
  • Tive o mesmo pensamento do colega.

    Para se garantir a fidedignidade da avaliação, é necessário que a administração de desempenho no trabalho especifique critérios qualitativos e quantitativos de mensuração do desempenho.

    Creio que se fosse só especificar critérios qualitativos e quantitativos para garantir a fidedignidade da avaliação, então a avaliação de desempenho seria sempre um sucesso.


  • Como os colegas, essa questão me deixou grande dúvida devido a uma palavra: GARANTE. No entanto ao analisar mais detalhadamente a questão, prestei atenção em outra palavra: fidedignidade. Houaiss diz que significa digno de crédito, de confiança, de fé. Então se deduz que para que os membros da organização tenham confiança na avaliação, ela necessariamente terá que ter critérios quantitativos e qualitativos, pois, caso, a avaliação desconsiderem um dos critérios, parcela da organização não considerá que a avaliação mereça confiança.
    Ex 1. Se são utilizados apenas critérios quantitativos, alguns dirão que a avaliação de desempenho não considerou fatores não quantificáveis que contribuem enormemente para o resultado. Um exemplo dessa abordagem é o Balanced Scorecard.
    Ex 2. Se são utilizados somente critérios qualitativos, alguns dirão que a avaliação é muito subjetiva, criando insegurança.
    Acredito que essa seja o ponto de vista do examinador.
  • Fidedignidade = autecidade, verdadeiro (pra que não sabia assim como eu! )
  • Para se garantir a fidedignidade da avaliação, é necessário que a administração de desempenho no trabalho especifique critérios qualitativos e quantitativos de mensuração do desempenho. CORRETA


  • Segundo Chiavenato (1999), a avaliação de desempenho consiste na análise e mensuração sistemática do desempenho de cada indivíduo na organização, levando em consideração as atividades desempenhadas, as metas estipuladas, os resultados a serem alcançados e o potencial de desenvolvimento. Nesse processo, é possível julgar quantitativa e qualitativamente as qualidades e a contribuição do indivíduo na organização.

    Gestão de Pessoas para Concursos - Andréia Ribas e Cassiano Salim, 2013.


    Os métodos qualitativos destacados por Carvalho e Nascimento (1998)  e citados no comentário do colega Denis Carlos estão relacionados com a Avaliação de Cargos em todos os materiais que pesquisei. Não sei se são os mesmos ou não...


    Os indicadores quantitativos e qualitativos de desempenho parecem ser esses:

    "Cada vez mais cresce a necessidade de avaliar o desempenho das organizações, seja no sentido quantitativo ou qualitativo. Para Harrington (1993) o indicador qualitativo expressa um juízo de valor e pode usar um critério binário. Já o um indicador quantitativo está baseado na coleta de valores referentes ao processo envolvido".

    Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/avaliacao-de-desempenho/24143/#ixzz3Dbo6wNsU

  • Gab.: Certo
    Para quem ficou com duvidas vejam que é dito que se garante a fidedgnidade do processo de avaliação e não de seus resultados.