SóProvas


ID
399700
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação ao planejamento organizacional, julgue os seguintes
itens.

Considera-se um exemplo de estratégia a busca por estabilidade — também denominada estratégia de pausa —, adequada às organizações que desejem manter suas características ou crescer de forma paulatina e controlada.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Estratégia de pausa, não cresce .......nem paulatinamente.

    Bons estudos!!!
  • Pode-se dividir a estratégia em algumas dimensões:

    Estratégia geral: trata do plano geral ou principal da ação dentro da qual a
    organização pretende atingir suas metas de longo prazo.
    Ela pode dividir-se em:
    Crescimento: pode ser promovido internamento pelo investimento na expansão ou
    através da diversificação das linhas de produtos ou serviços, ou seja, significa adquirir
    novos negócios relacionados a essas áreas, podendo levar a empresa a novos negócios
    ou a novos países.

    Estabilidade (estratégia de pausa): significa que a organização deseja permanecer do
    mesmo tamanho ou crescer vagarosamente de um modo controlado.


    Retração: significa que a organização atravessa um período de declínio forçado ou
    retração das atividades das unidades de negócio ou pela venda ou liquidação de todo
    o negócio ou até mesmo por uma crise de mercado.

    Fonte:
    http://xa.yimg.com/kq/groups/22077857/246690662/name/T%C3%93PICOS+GERENCIAIS+CONTEMPOR%C3%82NEOS+-+Cap%C3%ADtulo+4+-+Alessandro+Trovato.pdf
  • Olá, pessoal!

    A resposta foi atualizada para "C", conforme gabarito definitivo publicado pela banca e postado no site.

    Bons estudos!
  • Galera,

    Quem é o autor dessa classificação?? Procurei e não encontrei o autor, alguem sabe??

    Valeu!
  • http://www.strategia.com.br/Alunos/2000-2/Estrategia/tipos.htm

    Galera, eu encontrei esse site. Depois em um material do Ponto dos Concursos ministrado pelo professor Rafael Encinas eu encontrei a mesma classificação, fazendo alusão ao doutrinador Djalma de Oliveira.

    Bons estudos!!!!
  • Certo. O planejamento pode estar voltado para a estabilidade, melhoria do comportamento ou para contingencias. Filosofias do Planejamento:

    Planej. Conservador: voltado para a estabilidade e manutenção da situação existente. As decisões são baseadas na obtenção de bons resultados, mas não necessariamente os melhores. Ênfase em conservar as praticas atualmente vigentes. Base conservadora.
    Planej. Otimizante: voltado para a adaptabilidade e inovação. As decisões são tomadas para obter os melhores resultados possíveis. Ênfase em melhorar as praticas atualmente vigentes. Base incremental.
    Planej. Adaptativo: Voltado para contingências e para o futuro da organização. As decisões são tomadas para compatibilizar os diferentes interesses envolvidos em uma composição capaz de se ajustar às contingências que surgirem no caminho. Ênfase no futuro. Base predominantemente aderente. 


  • Isso mesmo, Nayane, o Djalma de Pinho Rebouças Oliveira fala sobre os tipos de estratégias no livro Planejamento Estratégico.

    Referência:

    OLIVEIRA,Djalma de Pinho Rebouças de. PlanejamentoEstratégico:  conceitos, metodologias epráticas.  São Paulo: Atlas, 1991.

  • Administração Geral e Pública, Chiavenato, 2009, pág 342.


    Planejamento conservador: voltado para a estabilidade e manutenção da situação existente. Dificilmente o planejamento procurará fazer mudanças radicais. Sua ênfase é conservar as práticas atualmente vigentes. Ele está mais preocupado em identificar e sanar deficiências e problemas internos do que em explorar oportunidades ambientais futuras.

    Deus proverá!

  • CERTO

     

     

     

    STRENGTHS (Forças)= pontos positivos internos à organização; podem ser mudados

     

    OPPORTUNITIES (Oportunidades)=  pontos positivos externos à organização (ambiente, contexto); não podem ser mudados, mas aproveitados

     

    WEAKNESSES (Fraquezas)= pontos negativos internos à organização; podem ser mudados

     

    THREATS (Ameaças)= pontos negativos externos à organização (ambiente, contexto); não podem ser mudados, apenas atenuados

     

     

    As estratégias, por sua vez, dizem respeito ao quê fazer com todas essas informações acima. Diante das FOFAs levantadas, a organização enquadra o momento em uma das 4 posições da org em relação ao ambiente possíveis e, em seguida, traça a estratégia mais adequada à posição em que a organização foi enquadrada. As posições possíveis são:

     

    ALAVANCAGEM= oportunidades + forças


    RESTRIÇÕES= oportunidades + fraquezas


    VULNERABILIDADE= ameaças + forças


    PROBLEMAS= ameaças + fraquezas

     

     

    As estratégias possíveis que serão levantadas a partir da posição são:

     

    SOBREVIVÊNCIA, se estiver em problemas


    MANUTENÇÃO, se estiver em vulnerabilidade

     

    DESENVOLVIMENTO, se estiver em situação de restrição


    CRESCIMENTO, se a posição for de alavancagem

     

    As estratégias de manutenção e de desenvolvimento compõe as estratégias de estabilidade. A estratégia de sobrevivência, por sua vez, não está incluída nessa classificação, porque sobreviver implica em desinvestimento (retração)

  • ABORDAGEM CONTINGENCIAL, OU SEJA, EXISTEM AQUELAS ORGANIZAÇÕES QUE ESTÃO INSERIDAS EM UM AMBIENTE DE POUCAS MUDANÇAS. LOGO, A ESTRATÉGIA SERÁ DE ACORDO COM O TIPO DE ATIVIDADE QUE DESEMPENHA. 

     

    FILOSOFIAS DO PLANEJAMENTO

          - PLANEJAMENTO CONSERVADOR: VOLTADO PARA A ESTABILIDADE ---> ESTÁVEL DE ABORDAGEM REATIVA.

          - PLANEJAMENTO OTIMIZANTE: VOLTADO PARA A ADAPTABILIDADE ---> MUTÁVEL DE ABORDAGEM PROJETIVA.

          - PLANEJAMENTO ADAPTATIVO: VOLTADO PARA AS CONTINGÊNCIAS ---> ALTAMENTE MUTÁVEL E DINÂMICO DE ABORDAGEM PROSPECTIVA.

     

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • Cuidado com os comentários, muita informação errada.

  • Engraçado , a banca já abordou algo bem parecido e veio no sentido contrário, vejam:

     

    Q741121 Os gestores que decidem fazer as organizações permanecerem do mesmo tamanho ou crescerem paulatinamente adotam a estratégia conhecida como crescimento estabilizado. FALSO.

     

    Ao meu ver são duas estratégias DIFERENTES - Uma coisa é estratégia de estabilidade , também chamada de conservadora . Outra coisa é uma estratégia pensada para um crescimento constante e paulatino , também chamada de otimizante. 

     

    Note que a questão CHAMOU TUDO de estabilidade , o que não é verdade.  Enfim , vindo de uma banca extremamente amadora como o CESPE não é de se esperar menos .... Uma prova ela difernecia , outra prova coloca tudo junto ... paciência,

     

    Obs.: Procurando pela internet vi que o gabarito sugerido era ser FALSO (veja no blog do prof. Wendell) , mas não vi nenhuma mudança de gabarito na página do concurso  (parece que veio como Verdadeiro e a banca não mudou).... INCRÍVEL...

     

    http://blogdowendellleo.blogspot.com/2011/05/comentarios-da-prova-dos-correios.html

    74 Considera-se um exemplo de estratégia a busca por estabilidade — também denominada estratégia de pausa —, adequada às organizações que desejem manter suas características ou crescer de forma paulatina e controlada.
    Resposta: Realmente ERRADA. Se for pausa, não se cresce... nem paulatinamente.

  • ✿ Estratégia de manutenção - Neste caso, a empresa identifica um ambiente com predominância de ameaças; entretanto, ela possui uma série de pontos fortes (disponibilidade financeira, recursos humanos, tecnologia, etc.) acumulados ao longo dos anos, que possibilitam ao administrador, além de querer continuar sobrevivendo, também manter a sua posição conquistada até o momento. Para tanto, deverá sedimentar e usufruir ao máximo os seus pontos fortes, tendo em vista, inclusive, minimizar os seus pontos fracos, tentando ainda, maximizar os pontos fracos e minimizar os pontos fortes dos concorrentes.

    A estratégia de manutenção é uma postura preferível quando a empresa está enfrentando ou espera encontrar dificuldades, e a partir dessa situação prefere tomar uma atitude defensiva diante das ameaças.

    A estratégia de manutenção pode apresentar três situações:

    ▪ Estratégia de estabilidade: procura, principalmente, a manutenção de um estado de equilíbrio ameaçado, ou ainda, o seu retorno em caso de sua perda.

    ▪ Estratégia de especialização: a empresa busca conquistar ou manter a liderança no mercado através da concentração dos esforços de expansão numa única ou em poucas atividades da relação produto/mercado. Sua vantagem é a redução dos custos unitários e a desvantagem é a vulnerabilidade pela alta dependência de poucas modalidades de fornecimento de produção e vendas.

    ▪ Estratégia de nicho: a empresa procura dominar um segmento de mercado que ela atua, concentrando o seu esforço e recursos em preservar algumas vantagens competitivas. Pode ficar entendido que este tipo de empresa tem um ambiente ecológico bem restrito, não procura expandir-se geograficamente e segue a estratégia do menor risco, executando-se aquele que é inerente a quem se encontra num só segmento. Assim a empresa dedica-se a um único produto, mercado ou tecnologia, pois não há interesse em desviar os seus recursos para outras atenções.

    ➥ Fonte: Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes