SóProvas


ID
399706
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação ao planejamento organizacional, julgue os seguintes
itens.

Há relação de encadeamento entre o planejamento estratégico, o tático e o operacional: o planejamento operacional especifica as etapas de ações para se alcançarem as metas operacionais, as quais sustentam as atividades do planejamento estratégico.

Alternativas
Comentários
  • Errada!!!
    O Operacional sustenta o Tático. 

    Há uma hierarquia: operacional sustenta o tático, o tático sustenta o estratégico!!!

    Observando os níveis hierárquicos, distinguem-se três tipos de planejamento: planejamento estratégico, tático e operacional.

     

     

    O planejamento estratégico considera a empresa como um todo e é elaborado pelos níveis hierárquicos mais altos da organização. Relaciona-se com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para alcançá-los.

     

    No segundo nível de planejamento, o tático, a atuação é em cada área funcional da empresa, compreendendo os recursos específicos. Seu desenvolvimento se dá pelos níveis organizacionais intermediários, tendo como objetivo a utilização eficiente dos recursos disponíveis com projeção em médio prazo. Em grandes empresas identifica-se facilmente este nível de planeamento, ele se dá nos escritórios superintendências regionais. Exemplificando: No Banco do Brasil esse planeamento ocorre nas superintendências estaduais. Seus planos de ação são desenvolvidos como forma e apoio às unidades operacionais (agências) num movimento sinérgico, objetivando o cumprimento dos objetivos e das metas estabelecidos no planejamento operacional (conceituado a seguir).

    Já os planejamentos em nível operacional correspondem a um conjunto de partes homogêneas do planeamento tático, ou seja, identifica os procedimentos e processos específicos requeridos nos níveis inferiores da organização, apresentando planos de ação ou planos operacionais. É elaborado pelos níveis organizacionais inferiores, com foco nas atividades rotineiras da empresa, portanto, os planos são desenvolvidos para períodos de tempo bastante curtos.

  • Os objetivos se diferenciam em termos de amplitude (espaço organizacional) e de horizonte (tempo). Os objetivos estratégicos são desdobrados em objetivos táticos e operacionais. Esse desdobramento é necessário e essencial, pois permite a implementação através de planos táticos e operacionais. Os desdobramentos dos objetivos maiores em objetivos menores recebem o nome de cascata de objetivos.

     

    Segundo Chiavenato os objetivos são definidos da seguinte forma:

     

    Objetivos estratégicos
    São os objetivos globais e amplos da organização e definidos no longo prazo, isto é, entre dois a cinco ou mais anos pela frente. (Ex.: aumento do retorno sobre o investimento organizacional.)

     

    Objetivos táticos
    São os objetivos de médio prazo e que abrangem cada unidade específica da organização. São geralmente objetivos divisionais ou departamentais relacionados com as áreas de produção, finanças, marketing e de recursos humanos da organização. (Ex.: Incentivar a responsabilidade social)

     

    Objetivos operacionais
    São os objetivos específicos e de curto prazo voltados para a execução das operações quotidianas da organização referem-se geralmente a cada tarefa ou operação especificamente.
    (Ex.: Admitir dez pessoas deficientes ao ano e incentivar o consumo consciente)



     






  • Acredito que o erro da questão está em afirmar que o planejamento operacional sustenta o planejamento estratégico. Ora, se o planejamento estratégico tem uma amplitude maior, então ele que sustenta o planejamento operacional.
  • Segundo o professor Wendell Leo:
    Há relação de encadeamento entre o planejamento estratégico, o tático e o operacional: o planejamento operacional especifica as etapas de ações para se alcançarem as metas operacionais, as quais sustentam as atividades do planejamento tático. Mas afirmou também que se o planejamento operacional sustenta o planejamento tático e o planejamento tático sustenta o planejamento estratégico, logo o planejamento operacional sustenta o estratégico.
    Fonte: http://blogdowendellleo.blogspot.com.br/2011/05/comentarios-da-prova-dos-correios.html
  • Creio que a afirmativa certa seria: "Há relação de encadeamento entre o planejamento estratégico, o tático e o operacional: o planejamento operacional especifica as etapas de ações para se alcançarem as metas táticas, as quais sustentam as atividades do planejamento estratégico."
  • É estranho ver essa questão como errada, levando em consideração que essa questão abaixo foi considerada certa. Para mim elas são muito semelhantes.

    "Q277523 Prova: CESPE - 2012 - ANATEL - Analista Administrativo

    Os planos relacionados à área de gestão de pessoas, como recrutamento e seleção, treinamento, plano de cargos e salários, promoções e capacitação são desdobramentos operacionais do planejamento estratégico." GABARITO CERTO (!) <---

  • Gab.: Errado

    É bom saber desse entendimento do CESPE sobre o respeito de cada nivel no encadeamento de ações. Se fosse na prova erraria porque diria que um esta ligado ao outro de qualquer forma.

  • Eles estão interligados, mas da seguinte forma: 

    Planejamento estratégico - Define:

    1 Missão,

    2. forma de atuar no ambiente (interno e externo), 

    3. Vantagens competitivas e 

    4. Objetivos longo prazo.

    Planejamento Tático (Funcional ou Administrativo) - Define:

    1. Objetivos e cursos de ação das áreas funcionais (MKT, Finanças, RH, etc.) para realizar os planos estratégicos.

    Planejamento Operacional - Define:

    1. Atividades, recursos e formas de controle para realizar os cursos de ação (Planejamento tático) escolhido.


  • Errada?

    Teria entrado com recurso.
    O Operacional sustenta o Tático. No entanto, pode-se argumentar a hierarquia, onde o Operacional sustentaria o Tático, e conseqüentemente os Táticos sustentando o Estratégico, poderíamos dizer que de alguma forma, o Operacional sustenta o Estratégico.
  • E AGORA, QUEM PODERÁ ME DEFENDER???

  • Exato cabe recurso em outra questão a CESPE disse que pode sim o operacional sustentar o estrategico devido a hierarquia de planejamentos. 

  • Errado.

    Isso pq a hierarquia deve ser obedecida.

  •  bem elaborada essa!

  • Há relação de encadeamento entre o planejamento estratégico, o tático e o operacional: o planejamento operacional especifica as etapas de ações para se alcançarem as metas TÁTICAS, as quais sustentam as atividades do planejamento ESTRATÉGICO.

     

     

    TRATA-SE DE UMA CADEIA REMISSIVA, DE UMA RELAÇÃO DE DEPENDÊCIA. SEM O ESTRATÉGICO NÃO SE FAZ O TÁTICO. SEM TÁTICO NÃO SE FAZ OPERACIONAL.

     

                                    ESTRATÉGICO  ➜ ➜ ➜ ➜ ➜ ➜ ➜  TÁTICOO  ➜ ➜ ➜ ➜ ➜ ➜ ➜  PERACIONAL

     

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Há relação de encadeamento entre o planejamento estratégico, o tático e o operacional: o planejamento operacional especifica as etapas de ações para se alcançarem as metas operacionais, as quais sustentam as atividades do planejamento tático. 

  • Há relação de encadeamento entre o planejamento estratégico, o tático e o operacional: o planejamento operacional especifica as etapas de ações para se alcançarem as metas operacionais, as quais sustentam as atividades do planejamento TÁTICO E POR CONSEQUÊNCIA AS DO ESTRATÉGICO.

     

    Ou seja, questão subjetiva que depende do que o examinador quer.

  • Há relação de encadeamento entre o planejamento estratégico, o tático e o operacional: o planejamento operacional especifica as etapas de ações para se alcançarem as metas operacionais, as quais sustentam as atividades do planejamento estratégico. Resposta: Errado.

     

    Comentário: apesar de discordar do gabarito porque o planejamento operacional também sustenta o planejamento estratégico, na teoria quem presta esse suporte ou sustentação é o planejamento tático.

  • O planejamento tático (funcional) especifica as etapas de ações para se alcançarem as metas operacionais.