SóProvas


ID
399721
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere ao impacto do ambiente e à visão sistêmica nas
organizações, julgue os itens subsequentes.

Nas organizações vistas como sistemas fechados, há constante relação de múltiplos impactos ou interferências entre os subsistemas que constituem as estruturas organizacionais.

Alternativas
Comentários
  • Um sistema fechado é aquele que não realiza intercâmbio com o seu meio externo, tendendo necessariamente para um progressivo caos interno, desintegração e morte. Nas teorias anteriores da Administração, a organização era considerada suficientemente independente para que seus problemas fossem analisados em torno de estrutura, tarefas e relações internas formais, sem referência alguma ao ambiente externo, pois as atenções estavam concentradas apenas nas operações internas da organização, adotandose, para isso, enfoques racionalistas.

    Fonte: http://www.professorcezar.adm.br/Textos/AbordagemSistemicaAdm.pdf
  • Olá, pessoal!

    A resposta foi atualizada para "E", conforme gabarito definitivo publicado pela banca e postado no site.

    Bons estudos!
  • Os sistemas fechados possuem regras definidas e  pouca flexibilidade, por isso os impactos entre os subsistemas são reduzidos devido ao engessamento provocado pela burocracia. ( A burocracia é considerada um sistema fechado).
  • CHIAVENATO (1987) , assim conceitua sistemas fechados : " sistemas fechados : são os sistemas que não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circundam, pois são herméticos a qualquer influencia ambiental. Sendo assim, os sistemas fechados não recebem nenhuma influencia do ambiente e, por outro lado, também não influenciam o ambiente. A rigor, não existem sistemas fechados, na acepção do termo. Os autores tem dado o nome de sistemas fechados àqueles sistemas cujo comportamento é totalmente determinístico e programado e que operam com muito pequeno intercâmbio de matéria e energia com o meio ambiente. Também o termo é utilizado para os sistemas totalmente estruturados, onde os elementos e relações combinam-se de uma maneira peculiar e rigída produzindo uma saída invariável. São os chamados sistemas mecânicos como as máquinas".

    Organizações de sistemas fechados possuem uma estrutura muito rígida, ideal para ambientes estáveis, logo, a probabilidade de ocorrer "turbulências internas" numa organização desse tipo é baixa, pois não necessitam reagir aos estímulos externos, mantendo, assim, um status quo contínuo.
  • Galera, sei que sistemas fechados não tem interação com o ambiente externo, mas a questão não falou em interação com ambiente externo, mas sim "relação de multiplos impactos ou interferencias entre os subsistemas",ou seja, a interação que a questão fala é internamente.
  • Houve uma inversão, a definição é das organizações vistas como sistemas abertos. Nela há constante relação de múltiplos impactos ou interferências entre os subsistemas que constituem as estruturas organizacionais. As organizações vistas como sistemas fechados são aquelas que não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que as circunda, assim, não recebem influência do ambiente e não influenciam.

  • Sistema fechado: Os impactos entre os subsistemas são reduzidos devido ao engessamento provocado pela burocracia.

  • GABARITO: ERRADO

     

     

    A questão está incorreta, pois estas são características de sistemas abertos e dos sistemas fechados. Um sistema aberto tem relação com o meio externo e compõe-se de partes inter-relacionadas. Já um sistema fechado não troca energia com o meio externo.


    O pensamento sistêmico, abordagem em que os múltiplos impactos entre os subsistemas são analisados, tem como base um sistema aberto.

     

     

    Prof. Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos

  • SISTEMAS FECHADOS- NÃO CONSIDERA  O AMBIENTE EXTERNO SOMENTE O INTERNO, É UM SISTEMA ENGESSADO.