SóProvas


ID
399724
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere ao impacto do ambiente e à visão sistêmica nas
organizações, julgue os itens subsequentes.

Os múltiplos elos entre as organizações e o ambiente tornam intangível a clara definição das fronteiras que marcam os limites organizacionais.

Alternativas
Comentários
  • VISAO SISTEMICA
    Em relação a empresas é quando conseguem literalmente "ver" a empresa como um todo, em todas as suas partes, interna e externamente, seja qual for seu tamanho ou setor.

    Visão Sistêmica é isto: a forma de entender a organização como sendo um sistema integrado inclusive à sociedade. Justamente por ser um sistema integrado, o desempenho de um componente pode afetar não apenas a própria organização, mas todas as suas partes interessadas.
  • Alguém pode dá uma explicação melhor para esta questão?

    Bons estudos!
  • CORRETA

    Bem Eudes, vou tentar:

    No que se refere ao impacto do ambiente e à visão sistêmica nas organizações.
    Visão sistêmica busca a EFETIVIDADE  e a AGREGAÇÃO DE VALOR, diferente a visão mecanisista que buscava eficiência e eficácia e não se preocupava com as pessoas.

    Então, são duas visões na evolução da Administração:
    a MECANISISTA: estabelece padrões de desempenho; avaliação de desempenho; comparação padrão/desempenho e AÇÃO CORRETIVA.
    E A SISTÊMICA:  ciclo de melhoria PDCA idealizado por DEMING. (um ciclo contínuo: Planejamento=>Execução=>Checagem=>AÇÃO CORRETIVA=>planejamento =>....) Busca-se a melhoria contínua sem delimitar onde começa ou termina um padrão, ou se realizará a correção só no final do processo, em fim, os elos da organização são intangível( não claramente definido), não há fronteiras entre os processos administrativos.

    Espero ter ajudado.




  • Então tá na hora de contribuir para o site, como todos nós!!!
  • A questão aborda a questão sistêmica. Em linhas gerais, a questão está nos dizendo que, dados os inúmeros relacionamentos que uma organização possui, fica difícil limitar onde a mesma começa e onde termina.

  • Um sistema pode ser definido como:
    Um conjunto de elementos dinamicamente relacionados que desenvolvem uma atividade para atingir um objetivo ou propósito,operando sobre dados/energia/matéria, colhidos no ambiente que circunda para fornecer informação/energia/matéria.
    Dependendo da maneira como se relacionam com seu ambiente, os sistemas podem ser fechados ou abertos.
    SISTEMA FECHADO
    O sistema fechado tem poucas entradas e poucas saídas com relação ao ambiente externo. Essas entradas e saídas são bem conhecidas e guardam entre si uma relação de causa e efeito: a uma determinada entrada (causa) ocorre sempre uma determinada saída (efeito). Por esta razão, o sistema fechado é também chamado sistema mecânico ou determinístico. O melhor exemplo de sistemas fechados são as máquinas, os motores e quase toda a tecnologia inventada pelo homem. Há uma separação muito nítida entre o sistema e o seu ambiente, isto é, as fronteiras do sistema são fechadas. Na realidade, não existe um sistema totalmente fechado (que seria hermético), nem totalmente aberto (queseria evanescente). Todo sistema tem algum grau de relacionamento e de dependência como ambiente. O sistema fechado obedece às leis da física nesse relacionamento com o ambiente.
    SISTEMA ABERTO
    O sistema aberto tem uma variedade enorme de entradas e de saídas com relação ao ambiente externo. Essas entradas e saídas não são bem conhecidas e suas relações de causa e efeito são indeterminadas. Por essa razão, o sistema aberto é também chamado sistema orgânico. O melhor exemplo de sistemas abertos são as organizações em geral e as empresas em particular, todos os sistemas vivos e, principalmente, o homem. Nas organizações não existe uma separação muito nítida entre o sistema e o seu ambiente, isto é, as fronteiras do sistema são abertas e permeáveis. O sistema é aberto à medida que efetua transações ou intercâmbios (entradas e saídas) com o ambiente que o envolve. Em outros termos, o sistema aberto apresenta uma grande interdependência com o seu ambiente. E essa interdependência não obedece as leis determinísticas da física.
       
  • Considero questão errada, organizações mal estruturada que possuem vários elos entre si que não conseguem estabelecer seus limites organizacionais.
    É possível sim uma empresa com múltiplos elos entre a organização com clara definição onde cada departamento trabalha, através de uma eficácia comunicação e gestão.
  • Realmente a abordagem sistêmica está relacionada com a flexibilização de onde começam e  terminam os limites organizacionais. 
    Entretanto, quando a questão fala em intangibilidade desses limites, dá a entender que esses limites são rígidos. Intangibilidade não significa que os limites não podem ser facilmente identificados, mas que eles não podem ser tocados, ou seja, são rígidos. Algo intagível é algo imutável, o que contraria os princípios da teoria dos sistema e do modelo de redes. Portanto, a meu ver, a questão está incorreta pelo emprego infeliz do vocabulário. 
  • GABARITO: CERTO

     

    Atualmente, uma organização deve ter diversas parcerias e redes de relacionamentos que a possibilite alcançar seus objetivos. A ideia de uma empresa verticalizada, em que toda a cadeia de valor ocorre dentro dos “muros da empresa”, está cada vez mais ultrapassada.


    Com isso, as fronteiras de uma organização ficam cada vez mais “incertas” e fluidas.

     

     

    Prof. Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos

  • Os múltiplos elos entre as organizações e o ambiente tornam intangível a clara definição das fronteiras que marcam os limites organizacionais. Resposta: Certo.

     

    Comentário: a organização por estar em contato com o ambiente externo (variável incontrolável) em que atua não deixa claro até onde ela pode chegar.

  • Me desculpem os que acharam correta, mas não existe uma clara definição das fronteiras que marcam os limites organizacionais, justamente porque na visão sistêmica ela influencia/participa do seu contexto externo e é influenciada por ele. Imaginem em uma cidade então uma empresa com várias filiais e que desenvolvem ações sociais e estruturais, alguém saberia delinear claramente a fronteira dessa organização, seria tão somente mercadológica?? enfim, AG é assim mesmo... O artigo que fez essa afirmação foi redigido por um autor bem "sem noção" e a pergunta foi considerada correta, por um formulador mais sem noção ainda...