A banca cobrou conhecimento sobre "Administração Estratégica" à luz de diferentes definições trazidas por autores do tema.
I- INCORRETA.
"Para a administração estratégica, os fatores analíticos deveriam ser levados em conta no processo de formulação de estratégias, planejamento, variações e normativas."
A banca distorceu a noção de administração estratégica de acordo com Ansoff. De acordo com o autor, o enfoque da adm. estratégica é sistêmico e visa posicionar a organização no seu ambiente mantendo-a protegida de eventualidades e objetivando o seu sucesso de maneira continuada. Os fatores analíticos já eram considerados! Faltavam considerar (deveriam ser levados em conta) outros fatores na formulação da estratégia. Para o autor, ocorreu "a necessidade da mudança de enfoque, e passam a considerar fatores políticos e comportamentais, que deveriam ser levados em conta no processo de formulação da estratégias." (ANSOFF apud MULLER, 2003).
II- CORRETA.
"Administração Estratégica é um processo continuo e interativo que visa manter uma organização como um conjunto apropriadamente integrado a seu ambiente."
Essa definição é do autor Samuel Certo (2005):
"A administração estratégica é um processo contínuo e interativo voltado para a manutenção da organização como um todo integrado de forma apropriada a seu ambiente. Esse processo envolve análise do ambiente, estabelecimento de diretrizes organizacionais, formulação da estratégia, implementação da estratégia e controle estratégico. Também é importante que as principais funções de negócio dentro de uma organização — marketing, operações e finanças (...)"
III- CORRETA.
"Administração Estratégica envolve a capacitação estratégica, ou seja, o desenvolvimento de um novo comportamento na organização, capaz de responder prontamente às variações continuas do ambiente."
Essa afirmação faz parte da continuação do pensamento de Ansoff sobre a Administração Estratégica (vide comentário do item I).
IV- CORRETA.
"A Administração Estratégica é uma administração normativa da mudança."
Essa afirmação foi realizada por Tabatoni e Jarniou (1981, apud Muller, 2003). Esse autores preconizam a aceitação e consciência da mudança organizacional como um estado normal dentro da empresa por parte de seus membros.
Fontes:
➡ CERTO, S; PETER, J. "Administração Estratégica: Planejamento e implantação da estratégia". 2ªed. Pearson. 2005. Pág. 17
➡ MULLER, CLAUDIO. "Modelo de gestão integrando planejamento estratégico, sistemas de avaliação de desempenho e gerenciamento de processos (MEIO- Modelos de Estratégias, Indicadores e Operações) . Porto Alegre. UFRGS (Tese). 2003. pág. 33 e 34
Portanto, apenas os itens : II, III e IV estão corretos.
GABARITO: LETRA "A".