SóProvas


ID
3997870
Banca
PGM-RJ
Órgão
PGM - RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Emenda à Constituição do Estado que estabeleça que os servidores estaduais admitidos na Administração Pública, sem concurso público, até 31/01/2014, sejam efetivados, pode ser considerada:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Art. 37, II, CF/88 - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;  

    "Sinta a Força!" - Yoda

  • Acrescento:

    Sendo lei que trate sobre  criação de cargos, funções ou empregos públicos na administração direta e autárquica servidores públicos ou aumento de sua remuneração será de competência do Chefe do executivo.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para respondê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos servidores públicos. Vejamos:

    Art. 37, II, CF/88. A investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração.

    Ou seja, não há que se falar em servidores públicos efetivados sem concurso público, o que tornaria a lei em tela:

    C. CERTO. Inconstitucional em face da Constituição da República.

    GABARITO: ALTERNATIVA C.