SóProvas


ID
3999037
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O sarampo é uma doença infecciosa grave que foi erradicada no Brasil em 2016, graças a bem-sucedidas campanhas de vacinação massiva da população. A primeira dose da vacina do sarampo deve ser aplicada às crianças com 1 ano de idade, e aos 15 meses as crianças recebem uma dose de reforço. Segundo dados do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, nos últimos dois anos a meta de ter 95% da população-alvo vacinada não foi alcançada. Em 2018 ocorreram novos casos de sarampo em 11 estados brasileiros. Atualmente, o Brasil não é mais considerado um país livre do vírus do sarampo. A respeito da vacina do sarampo, é correto afirmar: 

Alternativas
Comentários
  • A questão traz informações sobre a vacinação contra o sarampo, e afirma que foi erradicada em 2016 através da vacinação massiva. No entanto, em 2018, ocorreram novos casos da doença e a meta de vacinação não foi alcançada, não sendo mais um país livre o sarampo. A imunização é a aquisição de proteção pelo organismo contra micro-organismos de origem infecciosa ou ação de substâncias tóxicas. Existem diferentes tipos de imunização: a ativa de forma natural, onde o organismo produz anticorpos a partir do contato com a doença; a ativa de forma artificial, com uma imunização lenta e duradoura que ocorre ao tomar vacinas; a passiva de forma natural, quando o organismo recebe anticorpos durante a gestação e amamentação; e a passiva de forma artificial, quando o organismo recebe o soro para imunização rápida e temporária.  A vacina é uma imunização ativa artificial, fabricada com partes do agente infeccioso ou com versões mais fracas. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)

    A respeito da vacina do sarampo, é correto afirmar: 
    a) A vacina do sarampo promove uma imunização passiva artificial nas pessoas que receberam as duas doses. As vacinas são imunizações ativas de forma artificial, e não passiva. Incorreta.
    b) As taxas de incidência e de transmissão do sarampo diminuem juntamente com a imunidade de grupo. 
    Essas taxas aumentam conforme a imunidade de grupo diminui. Incorreta.
    c) A vacinação contra o sarampo, que não era mais necessária a partir de 2016, torna-se novamente importante com os novos casos identificados a partir de 2018. A vacinação é sempre necessária para que os casos de sarampo não voltem a aparecer. Incorreta.
    d) A queda na cobertura vacinal diminui a imunidade de grupo, o que aumenta a incidência e a taxa de transmissão do sarampo na população. A transmissão do sarampo aumenta com a diminuição da vacinação, pois diminui a imunidade de grupo. CORRETA.
    e) A primeira dose da vacina de sarampo introduz anticorpos específicos, e a segunda dose, antígenos, caracterizando a imunização ativa. A vacina não introduz anticorpos, e sim os antígenos para que o organismo desenvolva os anticorpos específicos. Incorreta.

    Gabarito do professor: D
  • Esta questão resume a importância da vacinação