SóProvas


ID
3999088
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Para assegurar a ordem entre os conquistados, os romanos tinham que manter postos avançados e acampamentos militares espalhados pelo território imperial. Era preciso alimentar e armar os soldados onde estivessem.

(FUNARI, Pedro P. A. Grécia e Roma. São Paulo: Editora Contexto, 2001, p. 91.)


Sobre o exército romano, no período imperial, é correto afirmar: 

Alternativas
Comentários
  • Da mesma forma que em outras civilizações antigas, o exército romano era, a princípio, formado por habitantes da cidade que se tornavam guerreiros quando era necessário. Assim parece ter sido no século IX a. C. , nos primórdios da história romana. Não existia um exército profissional. Mas também a guerra era limitada à área da cidade e os motivos eram , via de regra, roubo de gado, disputa de pequenas áreas agrícolas ou de algum trecho de terra fértil próxima ao rio Tibre. Vê-se que eram conflitos limitados. 

    À medida que as necessidades e a população de Roma cresciam, o controle de novas áreas passou a ser mais e mais vital. Em função da ideia de expansão estar intrinsecamente vinculada à ideia da conquista e da guerra, pouco a pouco os romanos passaram a organizar as suas forças armadas, assalariando e armando os guerreiros. O soldado romano passa a ser um profissional. Assim sendo, nasce e é organizado o exército romano como um pilar de manutenção dos interesses de Roma. Este exército é considerado, hoje em dia, a “instituição militar mais efetiva e duradoura conhecida da história", que durou até o final da vida do Império Romano do Ocidente, no século V da era cristã. 
    Uma das alternativas apresenta uma ideia de História correta acerca do exército romano durante o período imperial. Ou seja, entre os séculos I a. C e V d.C 
    A) INCORRETA- Exatamente por conta do sucesso das conquistas durante o período republicano o exército romano ganhou enorme prestígio e tornou-se pilar base do período imperial. 

    B) INCORRETA- O exército teve função primordial nas conquistas e, quanto efetivadas, na defesa das fronteiras do Império Romano.

     C) INCORRETA- As reformas de Augusto foram, mais do que tudo, um elemento de fortalecimento de seu poder. A lealdade do exército, que se torna pilar do Império, foi ganha com a criação do primeiro programa de previdência pública do mundo. Augusto tornou-se algo que nenhum romano havia sido antes: o comandante em chefe de todas as Forças Armadas, de terra e mar. 

    D) CORRETA – A afirmativa destaca, corretamente, que o exército, fundamental na manutenção do império, exerceu várias funções durante o período destacado. O exército preencheu necessidades administrativas e econômicas no período imperial. 

    E) INCORRETA- O exército romano cresceu juntamente com o tamanho do império. Incluso passou a incluir centúrias formadas por elementos dos povos conquistados.

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • R: D

    Desempenhou diferentes papéis administrativos e econômicos na manutenção do poder imperial.

  • Justamente nas reformas de augusto, melhorou o exército.