SóProvas


ID
3999211
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em 2019, é comemorado o aniversário de 150 anos da primeira versão da tabela periódica, proposta por Dmitri Mendeleev. Ele criou um sistema que, além de catalogar os elementos, permitiu prever propriedades em função da posição que o elemento ocupa na tabela. Em 1869, o sódio (Na) e o potássio (K) já constavam da primeira versão da tabela periódica. Na versão atual, esses elementos pertencem ao primeiro grupo, o dos metais alcalinos. Esses metais reagem de maneira violenta com água, na qual se produz gás hidrogênio, conforme esquematizado abaixo:


2 M (s) + 2 H2O (l) → 2 MOH (aq) + H2 (g), M = Na ou K


A propriedade comum a esse grupo, que é responsável pelo comportamento descrito em água, é o

Alternativas
Comentários
  • Eita nós, eu tento fugir da matemática mas ela n foge de mim kkkk Brincadeiras a parte...

    Excelente comentário, obrigado!

  • Basta lembrar que os elementos da família 1A doam elétrons com muita facilidade, ou seja, ionizam muito fácil.

    Logo, a energia necessária para arrancar 1 elétron é pequena.

    Conclui-se que a ENERGIA DE IONIZAÇÃO É BAIXA.

  • Esta questão abrange o conteúdo de propriedades periódicas dos elementos. Para saber a propriedade comum aos metais alcalinos é importante saber que eles pertencem ao grupo 1 da tabela periódica, pois possuem apenas 1 elétron em sua camada de valência. Sendo assim, analisemos as alternativas:


    A) INCORRETA - A densidade é definida como a relação entre a massa e o volume de um material.  No geral, os metais alcalinos não apresentam altos valores de densidade, pois ela cresce de cima para baixo nos grupos e das extremidades para o centro nos períodos.
     

    B) CORRETA - A energia de ionização é a energia necessária para se retirar um elétron de um átomo isolado e no estado gasoso:
    X(g) + energia → X1+(g) + e-
    Os metais alcalinos, apresentam apenas um elétron em sua última camada, e, para ficarem estáveis, de acordo com a regra do octeto, precisam perder esse elétron. Esse elétron da última camada é fracamente atraído pelo núcleo, o que torna mais fácil a sua retirada. Devido a isso, a energia de ionização dos metais alcalinos é baixa, pois o elétron sai com facilidade, o que torna esses elementos muito reativos em água.



    C) INCORRETA - O volume atômico cresce de cima para baixo em um mesmo grupo e do centro para as extremidades nos períodos. Como o volume é inversamente proporcional à densidade, e os metais alcalinos apresentam baixos valores de densidade, eles possuem altos valores de volume atômico.


    D) INCORRETA - A eletronegatividade pode ser definida como a força de atração exercida por um átomo sobre os elétrons em uma ligação química, medindo a tendência dos átomos em receber elétrons. Dessa forma, os metais alcalinos apresentam baixa eletronegatividade, pois possuem altos valores de raio atômico e, quanto maior o raio, menor a força de atração do átomo em relação ao elétron.


    E) INCORRETA - A afinidade eletrônica é definida como a energia liberada quando se adiciona um elétron a um átomo isolado no estado gasoso. Sendo assim, os metais alcalinos apresentam baixos valores de afinidade eletrônica, uma vez que possuem altos valores de raio atômico e tendem a doar elétrons e não a receber.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Questão só parece ser difícil!

    Os metais alcalinos tendem a doar elétrons com muita facilidade, pois para que chegue na regra do octeto faltam muitos elétrons, então é mais fácil doar elétrons ( ligações iônicas )

    Essa característica de doar elétrons é chamada de energia de ionização , que nos metais alcalinos é extremamente baixa.

    »» a energia de ionização cresce da esquerda para direita, de baixo para cima .

    LETRA B

    APMBB