SóProvas


ID
399940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de recursos que podem ser utilizados no Windows Server
2008, julgue os itens seguintes.

O Hyper-V possibilita melhorar o gerenciamento de máquinas virtuais e favorece a alta disponibilidade dos servidores. Por meio da Live Migration, é possível mover máquinas virtuais entre servidores físicos em milésimos de segundos, para que as operações de migração ocorram sem que o tempo de indisponibilidade seja perceptível pelo usuário.

Alternativas
Comentários
  • Mover em questão de milissegundos? Acho q essa questão tá errada. A alternância de máquina virtuais pode ocorrer em milissegundos, não mover.
    Uma máquina virtual pode contare diversos gigabytes, até teras de dados. Mover levaria vários minutos.
    O Livre Migration pode ser usado para uma manutenção programada, por exemplo, eu vou fazer manutenção no host físico a tarde, e faço a migração pela manhã. Quando concluir a migração, aí, sim, os usuáiros, em questão de milissegundos(imperceptivelmente), passam a usar o novo servidor.
  • Milissegundos com certeza é um exagero.
  • A tarefa de LiveMigration envolve apenas a migração da execução da máquina virtual entre hosts. Os dados físicos da VM, que podem envolver centenas de gigabytes, permanecem onde estão (num datastorage por exemplo). O LiveMigration cria uma cópia do contexto de execução da VM em um segundo host e depois migra a execução da máquina de um host para outro. Este desvio é executado na casa de milisegundos e é inperceptível ao usuário.
  • Sei que pode parecer exagero, mas não é. A finalidade do Live Migration é justamente realizar a migração da VM sem nenhum tipo de impacto para a aplicação.

    Veja o impressionante vídeo:

    http://technet.microsoft.com/pt-br/virtualization/gg563753.aspx

  • Alternativa CORRETA. 

     

    A migração em questão não envolve transferir os dados de uma VM para outra, apenas o atendimento à requisição do usuário. Os dados são mantidos replicados o tempo todo (dependendo da configuração) e, quando uma VM fica indisponível ou demora demais para responder, a outra continua a resposta de onde a primeira parou. Isso leva milésimos de segundo para acontecer (a troca de quem responde), o que torna a assertiva correta. 

  • Também achei exagerado esse milésimos de segundos, mas acabei encontrando essa afirmação em um blog postado no mesmo ano da questão...

     

    Virtualização e Consolidação – Com a introdução da Live Migration, o Windows Server 2008 R2 assume uma posição de liderança no mercado da virtualização. Com o mesmo portfolio de recursos da concorrência e o argumento do TCO, a escolha do R2 em vez de um software de terceiros se torna óbvia.  A Live Migration permite ao administrador migrar máquinas virtuais em execução de um host físico a outro em milésimos de segundo, sem perda de conexão ou interrupção de serviços dos usuários conectados. Essa combinação da Live Migration, do Hyper-V e do restante do Windows Server 2008 R2 facilita a manutenção e as atualizações de hardware, o failover manual e a consolidação de cargas de trabalho em menos servidores. Essas tecnologias se juntam para que os administradores possam monitorar e gerenciar seus servidores seja qual for o hardware, na maioria dos casos. Apenas a integração de um ambiente de virtualização e sistema operacional possibilita esse primeiro passo em direção à computação de utilitários coesa, e o Windows Server 2008 R2 está liderando essa área. Com um novo Hyper-V no Windows Server 2008 R2, os administradores encontrarão atualizações para recursos como a virtualização assistida por hardware (EPT/NPT) e a sobrecarga de virtualização reduzida. Você pode alcançar níveis de consolidação até 50% mais altos em comparação ao Windows Server 2008, executando máquinas virtuais em hardware equivalente.

     

    Fonte: https://tecnologiaegestao.wordpress.com/tag/windows-server-2008-r2/

  • Sério? referência de banca agora é BLOG?

  • A disponibilidade e a migração são operações transparentes neste processo. O emulador de máquinas virtuais possui essa função e ela é considerada básica. Quais são elas: criar máquinas virtuais, configurações de componentes dessas máquinas, processo de migração transparente, dentre outros.

    Resposta: Certo

  • A disponibilidade e a migração são operações transparentes neste processo. O emulador de máquinas virtuais possui essa função e ela é considerada básica. Quais são elas: criar máquinas virtuais, configurações de componentes dessas máquinas, processo de migração transparente, dentre outros.