SóProvas


ID
400321
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um consultor contratado para propor medidas de
conservação de energia para determinada empresa recomendou,
entre outras, as seguintes providências: a troca das lâmpadas
incandescentes por fluorescentes; a instalação de inversores de
frequência nos motores de indução de grande porte que são
acionados com partida direta; a correção do fator de potência dos
motores, utilizando banco de capacitores.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

O principal benefício da correção do fator de potência é a melhora da eficiência dos motores de indução, uma vez que eles passarão a funcionar com fator de potência próximo de um.

Alternativas
Comentários
  • Bom, a eficiencia do MIT é potencia ativa de saida, sobre a potecia ativa de entrada.
    Então a melhora do fator de potencia não altera o potencia ativa, somente a potencia reativa e a complexa.
    portanto, não influenciando no rendimento.
     
  • A questão está errada, pois não necessariamente aumentando o fator de potência o mesmo ficará próximo de 1 (um) e também o principal benefício da correção do fator de potência é a diminuição da fatura da conta de energia elétrica.

    Sobre o que meu amigo concurseiro Alex escreveu em seu comentário eu discordo em um ponto e concordo em outro.

    Está correto em dizer que a eficiencia do MIT é potencia ativa de saída sobre a potência ativa de entrada, ou:
    n = Po / Pin
    Mas a potência ativa depende do fator de potência, conforme fómula para a potência de entrada do MIT:
    Pin = sqrt(3) . Vlinha . Ilinha . cos(fi)
    Sendo assim, quanto maior o cos(fi), fator de potência, maior será o Pin. Como existem uma série de perdas constantes no MIT (perdas por atrito, perdas por ventilação, perdas suplementares) o seu rendimento aumenta.
  • Sobre oq nosso amigo concurseiro Jones Cambruzzi flw abaixo eu discordo. Como que com o aumento de perdas no motor(por efeito joule e rotação) a eficiência do motor aumentará? O fp do motor é fixo e não se altera. A correção de fp se dá antes do motor para diminuir a quantidade de reativos do sistema, pois essa energia será providenciada pelos capacitores. Logo a correção de fp serve para diminuir a corrente dos alimentadores e isso não influencia no rendimento do motor, que é fixo. Ele foi projetado para possui tais perdas em potência nominal independente do fp do sistema.

  • Jones esse fator de potência da equação é o fator de potência da própria máquina , que provém de suas características construtivas, não confunda com fator de potência da instalação, que esse depende da quantidade de máquinas, e de seus fatores de potência ( muitas máquinas indutivas partindo diretamente);  os capacitores irão corrigir o fator de potência da instalação jamais da máquina.
    Os benefícios financeiros vem do fato de que corrigindo o fp, para uma mesma potência aparente, você irá ter um melhor aproveitamento.
    Ex: fp 0,8  você aproveita 80%, fp 0,92 você aproveita 92%.

    se não houvesse a correção, para uma determinada necessidade de potência ativa, você irá solicitar uma quantidade de potência aparente muito superior.

  • Nunca vi questões de elétrica com tantos comentários. Coza maix linda, como diria o mané. Concordo com o amigo Raoni, acabei confundindo os dois conceitos e como acertei a questão não parei para analisar.  Obrigado pelos comentários