SóProvas


ID
4007608
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.


    Apenas em 1865, ano do término da Guerra Civil, algumas questões que estavam presentes no período colonial e na Independência (como a escravidão) seriam parcialmente resolvidas. Parcialmente porque, como é lógico notar, o fim da escravidão em 1865 não significou o fim do racismo ou da violência contra os negros.


(Leandro Karnal. Estados Unidos: a formação da nação, 2015.)

A Guerra Civil Americana (1861-1865)

Alternativas
Comentários
  • Norte -> Tendência liberal, industrial, necessitando de mão de obra e mercado consumidor

    Sul -> Agrário, baseado em grandes latifúndios, utilizando mão de obra escrava

    Norte vence o Sul, mesmo com as consequências negativas nas questões sociais que se propagam até hoje.

    E

    EsPCEx 2022

  • Os Estados Unidos da América conquistaram a sua independência da Inglaterra no ano de 1776. O modelo político escolhido foi à República presidencialista federalista, com a autonomia total dos Estados e todos submetidos à Constituição Federal. Houve divergências sociais e econômicas entre os estados, pois a economia do Norte era constituída por pequenas propriedades de terra e indústrias com trabalho assalariado . Já a do Sul era pautada em grandes propriedades de terra monocultoras para exportação, com a mão de obra negra escravizada vinda da África. A divergência principal entre os estados do Norte e os estados do Sul era a questão abolicionista e a manutenção do livre comércio externo.
    É preciso, no entanto, estar atento ao fato de que o quantitativo de estados não era a mesma dos dias de hoje. Houve , mais tarde, uma expansão em direção ao oeste. 
    Os sulistas demonstraram descontentamento com a eleição de Abraham Lincoln, em 1860, pois não aceitavam a sua ambiguidade com relação à escravatura. Dessa forma, uniram-se e formaram os Estados Confederados da América e declararam a sua separação da União. Os nortistas possuíam mais vantagens como melhor infraestrutura, maior contingente militar e uma economia mais desenvolvida em comparação ao Sul.
    Os sulistas por sua vez tinham estrategistas militares e acreditavam no seu potencial bélico. Abraham Lincoln estabeleceu medidas de embargo aos sulistas em nome da integridade territorial dos Estados Unidos. Sem apoio internacional, com embargos marítimos e econômicos, a economia do sul foi sufocada e os Confederados entraram em estado precário. Paulatinamente, os nortistas conseguiram avançar e controlar territórios do Sul. Os negros escravizados fugiram o que consequentemente colapsou a economia sulista. A Guerra Civil americana acabou no ano de 1865 com a derrota dos sulistas, com a integridade da União restaurada e com a abolição da escravatura no país. 

    Entre as opções uma apresenta uma afirmativa correta acerca da guerra civil norte-americana. A obra de Leandro Karnal, de onde foi retirado o trecho apresentado, é uma indicação interessante como material de estudo do tema.

    A) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois os estados opostos foram os do Norte e os do Sul com a vitória do Estados do Norte. 
    B) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, porque os Estados Unidos se tornaram independentes da Inglaterra no ano de 1776. Logo não há relação entre a Guerra Civil Americana e a Independência dos Estados Unidos. 
    C) INCORRETA - Esta afirmativa está incorreta, pois o declínio das exportações sulistas de algodão e tabaco estava relacionado ao bloqueio territorial e econômico no qual Abraham Lincoln submeteu os Confederados 
    D) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois quem começou o processo de secessão foram os Sulistas e não houve intervenção estrangeira na Guerra Civil Americana. Além disso, os sulistas sofreram embargos marítimos com ordem do Presidente Abraham Lincoln. 
    E) CORRETA – Esta afirmativa está correta, pois o Norte industrializado tinha uma classe média urbana que não era a favor do sistema escravista do sul, que utilizava negros escravizados para trabalhavam nas suas fazendas monocultoras. Paulatinamente, O Norte enfraqueceu a economia do Sul e ganhou as batalhas declarando sua vitória e a integração total da União.

    Gabarito do Professor: Letra E.
  • Além da questão do escravismo, a Guerra de Secessão (ou Guerra Civil Americana) opôs duas sociedades que apresentavam outras diferenças além das citadas no enunciado. De fato, enquanto o norte se caracterizava por uma formação social predominantemente burguesa e uma tendência econômica protecionista, os estados sulistas apresentavam uma estrutura aristocrática e davam preferencia ao livre câmbismo.

    Fonte: Curso Objetivo- RESPOSTA E

    https://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/famerp/2019/1dia/famerp2019_1dia.pdf