SóProvas


ID
4007611
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.


    Apenas em 1865, ano do término da Guerra Civil, algumas questões que estavam presentes no período colonial e na Independência (como a escravidão) seriam parcialmente resolvidas. Parcialmente porque, como é lógico notar, o fim da escravidão em 1865 não significou o fim do racismo ou da violência contra os negros.


(Leandro Karnal. Estados Unidos: a formação da nação, 2015.)

A afirmação de que “o fim da escravidão em 1865 não significou o fim do racismo ou da violência contra os negros” pode ser exemplificada

Alternativas
Comentários
  • A discriminação a população negra nos EUA que tantos protestos tem causado recentemente é um processo histórico de longa duração. O texto associado aborda aspectos históricos deste processo. O enunciado busca a alternativa que explica corretamente por que o fim oficial do sistema escravista não representou o fim da discriminação e do racismo. 
    A) Até os dias de hoje estatisticamente negros ganham menos que brancos nos EUA.

    B) As práticas segregacionistas previstas em leis estaduais nos EUA só foram proibidas na década de 60 do século XX.
    C) Logo após o fim da Guerra Civil, formaram-se grupos com o objetivo específico de oprimir violentamente a população negra nos EUA e somente quase cem anos depois que grupos organizados de negros lutaram e conseguiram a proibição federal de leis segregacionistas. Alternativa correta. 
    D) A aprovação do fim da segregação ocorreu apenas na segunda metade do século XX.

    E) Não há mais atualmente nos EUA leis específicas para a segregação de negros, porém como vemos no noticiário o racismo estrutural segue sendo um grave problema naquela sociedade. 




    Gabarito do professor: C.
  • Resolução: A abolição da escravidão pelo Congresso Norte Americano suscitou a reação dos brancos sulistas, seja sob a forma de entidades terroristas como a Ku klux Klan (fundada em 1865, proibida em 1871 e refundada em 1915), seja por meio de leis segregacionistas, viabilizadas pelo sistema federativo que assegurava a autonomia dos estados. Essa situação de desigualdade e discriminação levou à luta dos afro-americanos pela igualdade, o que resultou na aprovação da Lei dos Direitos Civis, em 1964. Não obstante, ainda hoje manifestam-se sequelas desse longo período de racismo.

    Resposta: C

    Fonte: Curso Objetivo- RESPOSTA E

    https://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/famerp/2019/1dia/famerp2019_1dia.pdf