SóProvas


ID
400837
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação ao processo administrativo, julgue os seguintes itens.

O processo administrativo estabelece uma relação bilateral, de um lado o administrado, que deduz uma pretensão, e de outro a administração, que, quando decide, não age como um terceiro, estranho à controvérsia, mas como parte.

Alternativas
Comentários
  • O processo administrativo estabelece uma relação bilateral entre o administrado e a Administração. Porém, a Administração age como parte e como juiz ao mesmo tempo, motivo pelo qual as decisões proferidas não podem ter força de coisa julgada.

    Leia mais: http://jus.com.br/revista/texto/10191/o-processo-administrativo-e-o-principio-do-formalismo-moderado#ixzz2PdLlRzzM
  • Galera,

    Gabarito: CERTO.
  • Questão correta.

    Segundo Di Pietro: " O processo administrativo, que pode ser instaurado mediante provocação do interessado ou por iniciativa da própria Administração, estabelece uma relação bilateral, "inter partes", ou seja, de um lado, o administrado, que deduz uma pretensão e, de outro, a Administração que, quando decide, não age como tercero estranho à controvérsia, mas como parte que atua no próprio interesse e nos limites que lhe são impostos por lei.

    E complementa: "...não pode a Administração proferir decisões com força de coisa julgada, pois ninguém pode ser juiz e parte ao mesmo tempo ou ninguém pode ser juiz em causa própria. Aliás, é essa precisamente a distinção fundamental entre a função administrativa e a função jurisdicional."
  • É só lembrar-nos do céu, Jesus é juiz e advogado ao mesmo tempo.
  • Para lembrar aos colegas e, ainda, fazendo referência a um outro item do CESPE, a administração pública ao atuar como parte e julgador não possui a IMPARCIALIDADE própria do órgão jurisdicional, sendo portanto PARCIAL em suas decisões.
    Bons estudos!
  • Ressalta-se que, caso a questão restringi-se o processo Adm, àquele que deduz uma pretenção, somente aos Administrados (particulares), a mesma estaria ERRADA, pois seus AGENTES também fazem parte desta relação. De qualquer forma, atuará com PARCIALIDADE. 
  • No processo administrativo, não há um contraditório perfeito, acompanhado por um terceiro imparcial, equivalente ao Juiz. No processo administrativo, na maioria das vezes, a administração ocupa o papel de juiz e também o de parte interessada, permitindo questionar a neutralidade da decisão.

    Fonte: 
    http://www.tcm.sp.gov.br/legislacao/doutrina/29a03_10_03/carlos_salles3.htm
  • O PROCESSO JUDICIAL se instaura sempre mediante provocação de uma das partes (o autor) que, por ser titular de um interesse conflitante com o de outra parte (o réu), necessita da intervenção de terceira pessoa (o juiz), o qual, atuando com imparcialidade, aplica a lei ao caso concreto, compondo a lide: a relação jurídica é trilateral: as partes (autor e réu) e o juiz



    O PROCESSO ADMINISTRATIVO, que pode ser instaurado mediante provocação do interessado ou por iniciativa da própria Administração, estabelece uma relação bilateral, "inter partes", ou seja, de um lado, o administrado, que deduz uma pretensão e, de outro, a Administração que, quando decide, não age como terceiro, estranho à controvérsia, mas como parte que atua no próprio interesse e nos limites que lhe são impostos por lei.



    Fonte: Meus alfarrábios.




    GABARITO CERTO
  • Questão bem feita!!

  • Com relação ao processo administrativo, é correto afirmar que: O processo administrativo estabelece uma relação bilateral, de um lado o administrado, que deduz uma pretensão, e de outro a administração, que, quando decide, não age como um terceiro, estranho à controvérsia, mas como parte.