SóProvas


ID
4012018
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

         A diversidade dá o tom de Macunaíma, um dos principais textos do poeta, romancista, crítico de arte, folclorista, musicólogo e ensaísta paulistano Mário de Andrade (1893-1945). Editado em 1928, embora escrito em poucos dias no final de 1926, numa fazenda no interior de São Paulo, trata-se de leitura obrigatória para a discussão do que significa ser brasileiro.
        Mitos e lendas indígenas, sobretudo amazônicos, recolhidos e publicados pelo etnólogo alemão Koch-Grünberg, além de provérbios e registros folclóricos, são articulados de modo a construir uma espécie de alegoria nacional em torno da história de Macunaíma, o protagonista. Chamado de "herói sem nenhum caráter", sua frase preferida é "Ai, que preguiça!".
        A classificação do texto está imersa em debates desde a criação. O autor o chamou de "história" para aproximá-lo dos contos populares, mas, não satisfeito, decidiu depois considerá-lo uma "rapsódia", que significa, entre outros, “epopeia de uma nação”. A obra traça a jornada de um personagem que representa uma nacionalidade, em busca de um objetivo. Há ainda o humor, que permeia toda a narrativa.
     Defensor de uma "gramatiquinha" brasileira que desvincularia o português do Brasil do de Portugal, tendência que já vinha em andamento desde o período romântico, o livro valoriza as raízes brasileiras e o modo de falar nacional.
       Uma das figuras mais importantes da Semana de Arte Moderna de 1922, Mário de Andrade constrói sua jornada com total liberdade espacial e temporal. Macunaíma, em poucas linhas, viaja de uma parte do Brasil para outra e conversa com pessoas de épocas diferentes. E retrata um Brasil repleto de anti-heróis.



(Adaptado de: D’AMBROSIO. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/)

Está inteiramente correta a redação da frase que se encontra em:

Alternativas
Comentários
  • Gab ( C )

    A concordância deve ser estabelecida entre o sujeito e o verbo.

    O examinador poluiu as frases de termos deslocados..

    A) Os movimentos que aconteciam na Europa na época, em especial o Futurismo e o Expressionismo, inspira Mário de Andrade, para quem a cultura nacional estava muito presente nas obras.

    Os movimentos ------Inspiraram

    -------------------------------------------------------

    B) Mário de Andrade, um dos principais expoentes do movimento modernista brasileiro, ao lado de grandes personalidades, como Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral ajudaram a organizar a Semana de Arte Moderna de 1922.

    Mário de Andrade...... Ajudou.

    ----------------------------------------------------------

    C) Mário de Andrade, que atuou também como fotógrafo, era um estudioso da cultura brasileira e foi o fundador do Departamento de Cultura de São Paulo, vinculado à prefeitura da cidade.

    -----------------------------------------------------------------

    D) As críticas ao Parnasianismo, movimento literário anterior, é frequente no Modernismo, aonde observa-se inovações na linguagem em algumas de suas obras.

    As críticas --------São frequentes

    Observam-se ------Inovações na linguagem.

    ------------------------------------------------------

    E) Mário de Andrade trabalhou na Revista de Antropofagia criada em 1928, pelo amigo e também modernista Oswald de Andrade; foram lançados, no mesmo ano, um dos seus romances de maior sucesso: Macunaíma.

    Um dos seus romances de maior sucesso foi lançado (...)

    ------------

    Equívocos? mande msg.