SóProvas


ID
4012024
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.

         Na memória, estava sempre garoando quando o Fusca 1959 estacionava na barraca do Gordo, perto do alto da Serra do Mar.
       Da janela do carro apertado, na longa viagem até Ubatuba, a única distração era ver as árvores passarem. Ninguém no veículo conhecia ainda o nome "mata atlântica". Já em Ubatuba o contato era bem mais íntimo. Longas caminhadas por trilhas e pinguelas para alcançar praias mais distantes. 
            Pobre de quem nunca caminhou pela mata atlântica nem teve o privilégio de ver um tiê-sangue traçar um risco de fogo no ar. Poderá ter conhecido as sequoias da Califórnia ou até a floresta amazônica, mas seu conceito de floresta sairá empobrecido.
    Uma das maiores concentrações de remanescentes de mata atlântica está em São Paulo. Justamente o estado mais desenvolvido, mais populoso e mais associado com sua destruição, para ceder lugar ao café e depois à cana-de-açúcar.
       Em SP há grandes maciços de mata atlântica na Serra do Mar, no litoral Sul e no Vale do Ribeira. Uma combinação de fatores, como terrenos íngremes demais para a agricultura, permitiu que escapassem da fronteira de destruição que varreu o estado de leste a oeste durante o século 20.


(Adaptado de: LEITE, Marcelo. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia

Uma das maiores concentrações de remanescentes de mata atlântica está em São Paulo. Justamente o estado mais desenvolvido, mais populoso e mais associado com sua destruição, para ceder lugar ao café e depois à cana-de-açúcar.


Mantendo-se o sentido e a correção, as duas frases acima podem ser articuladas do seguinte modo:

Alternativas
Comentários
  • Gab ( A )

    O examinador deseja manter o sentido e a correção!

    Uma das maiores concentrações de remanescentes de mata atlântica está em São Paulo. Justamente o estado mais desenvolvido, mais populoso e mais associado com sua destruição, para ceder lugar ao café e depois à cana-de-açúcar.

    ------------------------

    A) É justamente em São Paulo que se encontra uma das maiores concentrações de remanescentes de mata atlântica, apesar de ser este o estado mais desenvolvido, mais populoso e mais associado com sua destruição, para ceder lugar ao café e depois à cana-de-açúcar.

    O sentido é mantido. O uso de apesar de é correto , porque expressa valor concessivo.

    --------------------------------------------------------

    B) Uma das maiores concentrações de remanescentes de mata atlântica está em São Paulo, justamente por que este é o estado mais desenvolvido e mais populoso, embora seja associado com sua destruição, para ceder lugar ao café e depois à cana-de-açúcar.

    1º O correto seria "porque" , já que estamos diante de um porquê conjunção.

    ----------------------------------------------------------------------------

    C) Causa espanto que uma das maiores concentrações de remanescentes de mata atlântica está em São Paulo, no qual é o estado mais desenvolvido, mais populoso e mais associado com sua destruição, para ceder lugar ao café e depois à cana-de-açúcar.

    São Paulo o qual / que é o maior estado. A forma "no qual" não está correta.

    ----------------------------------------------------------------------------------

    D) Uma das maiores concentrações de remanescentes de mata atlântica está em São Paulo, uma vez que, este é o estado mais desenvolvido, mais populoso e mais associado com sua destruição, que deu lugar ao café e mais tarde à cana-de-açúcar.

    O sentido apresentado por "uma vez que " é causal. Perceba que o sentido da combinações de frases é concessivo.

    Há uma contradição que não impede o fato de acontecer.

    -----------------------------------------------------

    E) Logo em São Paulo, o estado mais desenvolvido, mais populoso e mais associado com sua destruição, conquanto desse lugar ao café e depois à cana-de-açúcar, há nele uma das maiores concentrações de remanescentes de mata atlântica.

    Embora conquanto expresse sentido concessivo a construção fica imprópria com o termo " desse " .

    Analise aí.

    --------------------------------------

  • Mantendo-se o sentido e a correção, as duas frases acima podem ser articuladas do seguinte modo:

    Ser articuladas significa uni-las e estabelecer relação por meio de conectivos... unica que estabele relacao adequada é o conectivo concessivo "apesar de", pois estabelece relacao de contradição... um lugar onde houve desmatamento e grande populacao urbana, deveria ser um lugar onde houvesse menos mata... por isso se usa o conectivo apesar de... por isso esse e o unico q esta correto.

    Uma das maiores concentracoes de mata atlantia esta em SP. Justamente o estado mais desenvolvido, mais popiloso e MAIS ASSOCIADO COM SUA DESTRUICAO , PARA CEDER LUGAR AO CAFE E DEPOIS À CANA.

    E justamente em SP que se encontra uma das maiores concentracoes de mata atlantica, apesar de ser este o estado mais desenvolvido, populoso e mais associado com sua destruicao, para ceder lugar ao cafe e depois a cana.

  • Achei que deveria haver "esse" no lugar de "este" na Letra A, por se referir a um termo anterior, e não posterior (se alguém souber de alguma regra que diga o contrário, por favor, comente).

    Porém, é a Letra A é realmente a mais bem escrita.