-
A Guerra dos Mascates ocorreu no ano de 1710 em Pernambuco e, aparentemente, foi um conflito entre senhores de engenho de Olinda e comerciantes do Recife. Estes últimos, denominados "mascates", eram, em sua maioria, portugueses. ... A desigualdade econômica e a crise açucareira: motivos fundamentais da Guerra dos Mascates.
FONTE: SOHISTORIA
-
· Conhecidos como revoltas nativistas, esses movimentos tiveram início no século XVII, momento em que diversas regiões da colônia enfrentavam sérias dificuldades econômicas provenientes da crise da economia açucareira. Adentrando o século XVIII, vemos que essas rebeliões persistem com a rigorosa fiscalização imposta por Portugal nessa mesma época. Entre as maiores rebeliões nativistas destacamos a Revolta de Beckman (1684), a Guerra dos Emboabas (1708), a Guerra dos Mascates (1710) e a Revolta de Filipe dos Santos (1720).
· As rebeliões separatistas foram movimentos que tinham como objetivo a separação do Brasil de Portugal, acontecendo, desta forma, no período anterior ao da independência brasileira. Entre outras rebeliões separatistas destacam-se a Inconfidência Mineira, a Conjuração Baiana e a revolução de Pernambuco.
-
Quais as diferenças entre tais revoltas ?
Uma rebelião nativista é aquela que defende que os direitos dos povos nativos de um país (não confundir com indígenas, embora estes também sejam "povos nativos") devem ser o principal objeto de preocupação do governo que controla este país, expulsando elementos estrangeiros e estabelecendo um governo "local".
As rebeliões separatistas, por sua vez, desejam separar-se politicamente de um país, de modo que fundam um novo governo em um novo país, expulsando os elementos estrangeiros ao mesmo tempo em que fundam, de fato, uma nova nação.
-
Revoltas Nativistas mais conhecidas:
- Revolta de Beckman (1684);
- Guerra dos Emboabas (1708-09);
- Guerra dos Mascates (1710-11);
- Revolta de Felipe dos Santos (1720).