SóProvas


ID
4013809
Banca
ADVISE
Órgão
Prefeitura de Cuité de Mamanguape - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal, a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de:


I - Flagrante delito ou desastre;

II - Para prestar socorro;

III - Por determinação judicial, tanto de dia quanto de noite.



Qual alternativa apresenta somente as informações verdadeiras?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    I - Flagrante delito ou desastre; (CORRETA)

    II - Para prestar socorro; (CORRETA)

    III - Por determinação judicial, tanto de dia quanto de noite. (INCORRETO- por determinação judicial somente durante o dia).

    CRFB

    Art. 5º, XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

  • A questão em tela versa sobre o assunto de Direitos e Garantias Fundamentais, o qual tem previsão na Constituição Federal, em seu artigo 5º até o 17.

    Conforme o inciso XI, do artigo 5º, da Constituição Federal, a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.

    A partir do dispositivo acima, conclui-se que a casa pode ser adentrada, sem o consentimento do morador, no caso de flagrante delito, para prestar socorro, e, durante o dia, por determinação judicial. Neste último caso, é importante destacar que é somente durante o dia, não podendo ser à noite.

    ESQUEMATIZANDO:

    FLAGRANTE DELITO + DESASTRE + PRESTAR SOCORRO = QUALQUER HORÁRIO;

    DETERMINAÇÃO JUDICIAL = SOMENTE DURANTE O DIA.

    ANALISANDO OS ITENS

    Levando em consideração as explicações acima, percebe-se que os itens "I" e "II" estão corretos, ao passo que o item "III" está incorreto.

    GABARITO: LETRA "B".

  • Assertiva B

    I - Flagrante delito ou desastre;

    II - Para prestar socorro;

  • Bora...

    Qualquer momento ( Não tem dia nem hora )

    Flagrante delito

    Desastre

    Socorro

    Somente durante o dia :

    Determinação Judicial

    Jurisprudência sobre o tema:

    Busca em veículos = Busca pessoal

    por se equiparar a uma busca pessoal, aquela realizada no interior de veículo de propriedade de investigado, fundada no receio de que a pessoa esteja na posse de material que possa constituir corpo de delito independe de prévia autorização judicial,  salvo nos casos em que o veículo é utilizado para moradia, como é o caso de cabines de caminhão, barcos, trailers , etc: STJ, 6ª Turma, HC 216.437/DF, Rel. Min. Sebastião Reis Júnior, j. 20/09/2012.

    Boleia de caminhão =Não residência para fins de incidência do art.14 da lei 10.826/03

  • Determinação Judicial jamais a noite!

  • GABARITO B

    Por determinação judicial é DURANTE O DIA.

  • Em que pese divergência doutrinária, a nova Lei de Abuso de Autoridade tipificou como crime a realização de mandado de busca e apreensão efetuado por agentes públicos entre as 21h e às 5h.

  • Art 5º XI da CF - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

  • XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

    QUALQUER HORA DO DIA OU DA NOITE:

    1-FLAGRANTE DELITO

    2-DESASTRE

    3-PRESTAR SOCORRO

    SOMENTE DURANTE O DIA:

    1- DETERMINAÇÃO JUDICIAL

  • A questão exige conhecimento acerca dos direitos/garantias fundamentais assegurados na Constituição Federal, mais especificamente quanto à inviolabilidade de domicílio

    A casa, de fato, é asilo inviolável do indivíduo. Contudo, existem EXCEÇÕES em que é legalmente permitida a entrada sem o consentimento do morador. 

    Nesse sentido, vejamos a literalidade do art. 5º, XI, CF:

    Art. 5º. [...] XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;     

    Agora, vejamos as assertivas:

    I - VERDADEIRA. É um dos casos em que é permitido constitucionalmente penetrar sem consentimento do morador, nos termos do art. 5º, XI, CF.

    II - VERDADEIRA. É um dos casos em que é permitido constitucionalmente penetrar sem consentimento do morador, nos termos do art. 5º, XI, CF.

    III - ERRADA. Ainda que exista determinação judicial, o ingresso sem o consentimento do morador tem que ser DURANTE O DIA e não em qualquer horário.

    Agora, vejamos as alternativas comentadas:

    a) ERRADO. I também é verdadeira.

    b) CORRETO.

    c) ERRADO. III é errada.

    d) ERRADO. III é errada.

    e) ERRADO. III é errada.

    GABARITO: LETRA “B”

  • Gabarito alternativa B.

    É só lembrar do FDP DJ DUDI - Flagrante Delito, Desastre, Prestar socorro e Decisão Judicial durante o dia.

  • DE NOITE NEM POR DETERMINAÇÃO JUDICIAL!