- ID
- 4015795
- Banca
- UFMT
- Órgão
- Câmara de Sorriso - MT
- Ano
- 2016
- Provas
- Disciplina
- Português
- Assuntos
INSTRUÇÃO: Leia os parágrafos iniciais de uma reportagem sobre o que os jovens da atualidade pensam e fazem publicada na revista Época, nº 938, e responda à questão.
Poucas palavras são tão abusadas como “geração”. Geração X, Geração Y, Geração Z, Geração do Milênio são meros rótulos que ajudam palestrantes, consultores e departamentos comerciais a vender. É impossível definir um padrão de comportamento comum a milhões de pessoas simplesmente porque elas compartilham, em seus documentos de identidade, datas de nascimento próximas. Quando se reduz o número de pessoas a observar e a pretensão da análise, fica mais fácil. Quando se fala em Geração Perdida, por exemplo, fala-se num grupo de escritores americanos que viveram em Paris e em outras partes da Europa nos loucos anos 1920. Nem todos os que viveram naquela era vanguardista e vibrante tiveram tanta aventura e liberdade como Hemingway, Fitzgerald e Gertrude Stein, por exemplo. Mas pode-se dizer que o grupo conhecido como Geração Perdida representava o espírito do seu tempo.
O mesmo ocorre com o grupo de brasileiros com menos de 30 anos reunido nas páginas desta revista. Eles
não representam a realidade da maioria dos jovens do país. São jovens, no entanto, que se destacam em
vários tipos de atividades e, por isso, representam o espírito de nosso tempo. São idealistas, sonhadores ― o
que é bom, mas não uma novidade. A diferença é que essa geração não se limita a sonhar. Ela transforma as
causas que abraça em projetos. Em objetivos de vida. Em profissões.
Um texto escrito no registro formal da linguagem obedece às concordâncias verbais e nominais estabelecidas pelas normas da escrita padrão. A respeito da norma quanto à concordância apontada no trecho dado, marque C para as corretas e I para as incorretas.
( ) elas compartilham, em seus documentos de identidade, datas de nascimento próximas.→ O adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo que determina.
( ) Quando se reduz o número de pessoas a observar → O verbo concorda com o substantivo mais próximo quando o sujeito é constituído por expressão indicativa de quantidade aproximada.
( ) fala-se num grupo de escritores americanos que viveram em Paris → O verbo concorda em número e pessoa com o termo da oração anterior ao qual o pronome relativo faz referência.
( ) O mesmo ocorre com o grupo de brasileiros com menos de 30 anos reunido nas páginas desta revista. → O adjetivo posposto, modificando mais de um substantivo, concorda em número apenas com o mais próximo.
Assinale a sequência correta.