SóProvas


ID
4017160
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    O Capitão-mor perguntou a todos se nos parecia ser bem mandar a nova do achamento desta terra a Vossa Alteza pelo navio dos mantimentos, para a melhor mandar descobrir e saber dela mais do que agora nós podíamos saber, por irmos de nossa viagem. E foi por todos ou a maior parte dito que seria muito bem. Perguntou mais se seria bom tomar aqui por força um par destes homens para os mandar a Vossa Alteza e deixar aqui por eles outros dous destes degradados. A isto acordaram que não era necessário tomar por força homens por ser gente que ninguém entende.


(Pero Vaz de Caminha. Carta a el-rei dom Manuel sobre o achamento do Brasil, 1974. Adaptado.)



A carta de Pero Vaz de Caminha para o rei de Portugal, datada de 1 de maio de 1500, revela

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO (Cursos Objetivo):

    A alternativa correta reporta-se à primeira parte do texto transcrito, quando Caminha enfatiza a urgência de informar o rei de Portugal acerca da descoberta de uma nova terra, para que o soberano pudesse mandar explorá-la (no sentido de aumentar o conhecimento sobre ela), antes que a frota cabralina retornasse das Índias.

    A segunda parte do excerto, referente ao contato entre europeus e indígenas, representantes de culturas distintas, não foi considerada pelo examinador.

    Obs.: A transcrição da carta de Caminha errou ao grafar “degradados” (rebaixados, reduzidos a uma condição de indignidade), quando a forma correta seria “degredados” (desterrados, banidos, exilados).

    GABARITO:

    (B) a necessidade de medidas para se ampliar o conhecimento da terra, considerando que a frota portuguesa devia partir para novo rumo.

    Fonte: https://www.indagacao.com.br/2020/10/famerp-2016-carta-de-pero-vaz-de-caminha-para-o-rei-de-portugal-datada-de-1-de-maio-de-1500-revela.html?m=1