SóProvas


ID
4017940
Banca
VUNESP
Órgão
FAMEMA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o excerto sobre a preparação dos rapazes na Grécia Antiga para exercer seu papel de cidadão e pai de família. Dois tipos de iniciação persistiam nas épocas clássica e helenística em Atenas. A primeira, de origem mais arcaica, era a apresentação do adolescente à fratria1 paterna, inicialmente em um sacrifício oferecido pelo pai aos deuses Zeus e Atena. A segunda, provavelmente estabelecida na época clássica, era o serviço militar, chamado efebia. Ambas tinham igual importância para os gregos do período, e era indispensável que o jovem passasse pelas duas.

(Maria Beatriz Florenzano. Nascer, viver e morrer na Grécia Antiga, 1996. Adaptado.)

1 fratria: grupo de pessoas que acreditavam ter o mesmo ancestral.

De acordo com o excerto, tornar-se cidadão em Atenas dependia

Alternativas
Comentários
  • Normalmente ao estudarmos as civilizações da Antiguidade, pensamos em “ Grécia" e “gregos". Na verdade a civilização grega desenvolveu-se em cidades estado autônomas, espalhadas pela Península Balcânica, sendo Atenas uma das mais conhecidas . 
    Essa forma de organização fez com que, ao longo do tempo, cada cidade grega desenvolvesse uma forma própria de governo. A adaptação de formas de administração da cidade, à medida que ela crescia e, se tornava mais diversificada e complexa, levou ao surgimento de um sistema político- administrativo inovador na Antiguidade e serviu de inspiração para o desenvolvimento do nosso modelo político atual: a democracia ateniense.
    Não podemos entender a democracia da Atenas antiga com os mesmos parâmetros da proposta de democracia de hoje em dia. No entanto, o processo histórico ocorrido em Atenas levou à estruturação de um regime político administrativo que, pela primeira vez na História, desvinculou a cidadania da propriedade da terra e, por conseguinte, da riqueza. Pobres e ricos tinham a possibilidade de cidadania. 
    A cidadania em Atenas nascia de algumas relações e parâmetros apresentados em uma das alternativas 
    A) INCORRETA- A participação nas tropas está intrinsecamente ligada à questão. Só cidadãos participavam das tropas e, para ser cidadão era necessário ter treinamento militar. No entanto, a formação intelectual não pode ser considerada um elemento da cidadania. 
    B) CORRETA- A estrutura sócio-política nas poleis gregas tinha, claramente, base familiar. Isso se deve, ao menos em parte, à origem remota das mesmas, o genos – clã patriarcal. O crescimento dos genos, por sua vez, levou à organização das fratrias, nas quais a ancestralidade comum– real ou mítica - estabelecia os laços sociais e políticos. Por outro lado, o cidadão era um guerreiro em potencial. A preparação para a guerra era parte da cidadania. 
    C) INCORRETA- O casamento dentro da linhagem pode significar “dentro do mesmo círculo social" pois para acesso à cidadania era necessário ter pai e mãe atenienses. Mas, a questão de auxílio militar como condicionante não procede em Atenas. 
    D) INCORRETA- A sociedade ateniense era, em questões de política, laica. A cidadania não dependia da prática religiosa embora os sacerdotes e os oráculos fossem consultados em momentos de tomada de decisão. 
    E) INCORRETA -Esta diferenciação entre o que é considerado civil e o que é estatal é uma conceituação que não se adequa à estrutura das cidades-estado gregas. A capacidade militar como parâmetro de cidadania era real. 
    Gabarito do professor: Letra B.
  • A alternativa escolhida menciona dois elementos necessários à condição de cidadão ateniense: a apresentação ao grupo familiar – a fratria – e o cumprimento das obrigações militares. Entretanto, foram omitidos outros requisitos, tais como a condição de homem livre, a maioridade, a naturalidade ateniense e a filiação a um pai igualmente nascido em Atenas. Resposta: B

  • RESOLUÇÃO:

    A alternativa escolhida menciona dois elementos necessários à condição de cidadão ateniense: a apresentação ao grupo familiar – a fratria – e o cumprimento das obrigações militares. Entretanto, foram omitidos outros requisitos, tais como a condição de homem livre, a maioridade, a naturalidade ateniense e a filiação a um pai igualmente nascido em Atenas.

    GABARITO:

    (B) da aceitação pelo grupo familiar e da preparação para a guerra.

    Fonte: https://www.indagacao.com.br/2020/03/famema-2020-leia-o-excerto-sobre-a-preparacao-dos-rapazes-na-grecia-antiga-para-exercer-seu-papel-de-cidadao-e-pai-de-familia.html?m=1