SóProvas


ID
401833
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No que diz respeito às técnicas, aos métodos e às teorias
principais da contabilidade, julgue os itens de 17 a 25.

As perdas prováveis na realização de valores ativos e a diminuição de importâncias que exprimam bens imobilizados, sejam tangíveis ou intangíveis, devem ser posicionadas como elementos de retificação no momento em que se elaboram e se apresentam as demonstrações financeiras.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO.

    Os erros cometidos na escrita contábil das empresas devem ser retificados por intermédio dos seguintes lançamentos contábeis:
     

    • Estorno;
    • Transferência;
    • Complementação.

    Vale ressaltar que, em qualquer das formas citadas acima, o histórico do lançamento de acerto deverá precisar o motivo da retificação, a data e a localização do lançamento de origem. Além disso, os lançamentos realizados fora da época devida devem consignar, nos seus históricos, as datas efetivas das ocorrências e a razão do registro extemporâneo.

    Base Legal: Item 31 da Resolução CFC n° 1330/2011.

    Estorno:

    O estorno consiste em lançamento inverso àquele feito erroneamente, anulando-o totalmente. Na prática, o estorno de lançamento é utilizado quando ocorre a duplicidade de um mesmo lançamento contábil na escrituração das empresas.

    Transferência:

    Lançamento de transferência é aquele que promove a regularização de conta indevidamente debitada ou creditada, por meio da transposição do registro para a conta correta.

    Complementação:

    Lançamento de complementação é aquele que vem posteriormente complementar, aumentando ou reduzindo o valor anteriormente registrado. O lançamento complementar aumentando valor anteriormente registrado também é conhecido por estorno parcial pelos profissionais de contabilidade.

  • CERTA. As provisões são reduções do ativo ou acréscimos de exigíveis que reduzem o patrimônio líquido. Representam expectativas de perdas de ativos ou estimativas de valores a desembolsar. Desta forma, apesar de financeiramente ainda não efetivadas, as provisões derivam de fatos geradores contábeis já ocorridos, isto é, dizem respeito às perdas economicamente incorridas (como a depreciação, a perda de valor de investimentos, o provável não recebimento de créditos), ou a prováveis valores a desembolsar originado de fatos já conhecidos (como o risco por garantias oferecidas em produtos vendidos, estimativas de valores a pagar a título de 13º salário, férias, entre outros). Decreto nº 1.041 de 11 de Janeiro de 1994, Aprova o regulamento para a cobrança e fiscalização do imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza. Art. 374. A provisãopara perdas prováveis na realização do valor de investimentos será, para efeito de determinar o lucro real, adicionada ao lucro líquido do período-base, salvo se (Decreto-Lei nº 1.598 /77, art. 32); I - constituída depois de três anos da aquisição do investimento; e II - a perda for comprovada como permanente, assim entendida a de impossível ou improvável recuperação.
  • Gabarito: CERTO

     

    As prováveis perdas e diminuição de importâncias que exprimam bens imobilizados, devem ser posicionadas como elementos de retificação nas demonstrações financeiras.

  • Bens imobilizados tangiveis ou intangiveis?

  • anulável fácil fácil.

  • Dispensável esse trecho "tangíveis ou intangíveis"

    :(