O trecho aponta para as relações comerciais entre a Grã-Bretanha e suas áreas coloniais. No caso, entre as colônias inglesas da América do Norte e a Europa.
A lógica mercantil destas colônias foge ao modelo clássico de comércio de caráter mercantilista da época. Ou seja, não era exatamente regido pelo Exclusivo Colonial ( tradicionalmente conhecido como “pacto colonial" ).
As colônias inglesas da América do Norte comerciavam entre si, com outras colônias britânicas das Antilhas, com regiões africanas e com a Grã- Bretanha. Não era exercido um monopólio inglês rígido.
Por isso os navios norte-americanos alcançavam vastas áreas ao redor do Atlântico, carregando produtos variados, desde tabaco por eles produzido até açúcar contrabandeado de colônias espanholas e escravos africanos trocados pelo rum comprado na Jamaica.
Eram, de forma genérica, as rotas que compunham o chamado comércio triangular.
Deve ser apontada a alternativa que indica a que tema correlato ao comércio se refere o trecho transcrito:
A) INCORRETA – A afirmativa é falsa porque , embora diferente da forma de domínio de portugueses e espanhóis, havia, sim , o controle britânico sobre suas áreas coloniais na América do Norte
B) CORRETA- As 13 colônias inglesas na américa do Norte faziam intenso comércio não só com a metrópole como também com outras regiões. É o “comércio triangular"
C) INCORRETA.O surgimento de interesses comuns só será claro no momento da luta pela independência , no século XVIII. Assim mesmo a articulação de todas as 13 colônias contra o domínio inglês não foi fácil nem linear, porquanto as regiões sempre haviam se articulado de forma autônoma e pouco complementar.
D) INCORRETA- Não é o que está descrito no trecho. Além disso os impostos tornaram-se abusivos no século XVIII e, essa foi uma das alavancas para a libertação.
E) INCORRETA – Além do trecho não tratar da industrialização na Nova Inglaterra, os produtos exportados pelas colônias eram essencialmente agrícolas como açúcar, algodão e tabaco. O rum era , talvez, dos poucos produtos que não era exportado in natura.
Gabarito do professor: Letra B.