SóProvas


ID
4022053
Banca
IDECAN
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com o Suplemento de Saúde da PNAD 2008, a prevalência de hipertensão na população idosa está em torno de 54%. O idoso pode apresentar diversas doenças que afetam o sistema cardiovascular e, ainda, outras doenças crônicas associadas. Em relação à hipertensão arterial e seu tratamento, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Os diuréticos são utilizados como anti-hipertensivos por induzirem uma diurese e uma natriurese, que resultará no aumento do volume sanguíneo, com consequente redução do débito cardíaco e pressão arterial.

( ) A hipertensão arterial é uma doença crônica, de natureza multifatorial, e pode ser classificada em essencial ou secundária.

( ) Paciente que vem apresentando como efeito colateral uma tosse seca e improdutiva, provavelmente está utilizando um antagonista de receptores da angiotensina II, como o losartan.

( ) Os bloqueadores dos canais de cálcio, como a amlodipina, reduzem a resistência periférica e a pressão arterial por promover vasodilatação periférica ao bloquear os canais de cálcio.

( ) Os betabloqueadores são utilizados como anti-hipertensivos por induzirem uma bradicardia e uma redução na contratilidade do miocárdio, que resultará numa redução do débito cardíaco com consequente redução da pressão arterial.


A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • 1) reduzem o volume sanguíneo

    3) está utilizando um IECA

  • (F) Os diuréticos são utilizados como anti-hipertensivos por induzirem uma diurese e uma natriurese, que resultará no aumento do volume sanguíneo, com consequente redução do débito cardíaco e pressão arterial.

    comentário: diminuição

    (V) A hipertensão arterial é uma doença crônica, de natureza multifatorial, e pode ser classificada em essencial ou secundária.

    (F) Paciente que vem apresentando como efeito colateral uma tosse seca e improdutiva, provavelmente está utilizando um antagonista de receptores da angiotensina II, como o losartan.

    comentário: Inibidores da ECA - Ex: captopril, enalapril

    (V) Os bloqueadores dos canais de cálcio, como a amlodipina, reduzem a resistência periférica e a pressão arterial por promover vasodilatação periférica ao bloquear os canais de cálcio.

    (V) Os betabloqueadores são utilizados como anti-hipertensivos por induzirem uma bradicardia e uma redução na contratilidade do miocárdio, que resultará numa redução do débito cardíaco com consequente redução da pressão arterial.

  • A hipertensão de causa desconhecida, classificada como primária (antiga hipertensão essencial), é a mais comum. Hipertensão com causa identificada (hipertensão secundária) normalmente resulta de apneia do sono, doença renal crônica ou aldosteronismo primário.