SóProvas


ID
402355
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Com referência ao Código de Ética Profissional do Servidor Público
Civil do Poder Executivo Federal (Decreto n.º 1.171/1994), julgue
os itens seguintes.

Os procedimentos administrativos a serem adotados pela comissão de ética para a apuração de fato ou ato que se apresente contrário à ética devem ser públicos, não podendo, portanto, receber o rótulo de reservados.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Artigo 13, Decreto 6029/97: "Será mantido com a chancela de “reservado”, até que esteja concluído, qualquer procedimento instaurado para apuração de prática em desrespeito às normas éticas".
  • Até a deliberação da comissão de ética os atos são considerados reservados. Após a deliberação se tornan públicos, salvo os documentos acobertados por sigilo legal.

  • reservado” (sigiloso),

  • "Os procedimentos administrativos a serem adotados pela comissão de ética para a apuração..."  Ou seja, ainda será feita a apuração do fato ou ato contrário. Não tem nada concluido ainda.

    Portanto, usa-se a chancela de RESERVADO sim!

  • ERRADA!

    Outra questão justifica o erro:

    (Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: INSS Prova: Engenheiro Civil) Qualquer procedimento instaurado para apuração de prática em desrespeito às normas éticas será mantido com a chancela de reservado, até que seja concluído. C

  • Decreto 6.029/07

    Art. 13.  Será mantido com a chancela de “reservado”, até que esteja concluído, qualquer procedimento instaurado para apuração de prática em desrespeito às normas éticas. 

    § 1  Concluída a investigação e após a deliberação da CEP ou da Comissão de Ética do órgão ou entidade, os autos do procedimento deixarão de ser reservados. 

    § 2  Na hipótese de os autos estarem instruídos com documento acobertado por sigilo legal, o acesso a esse tipo de documento somente será permitido a quem detiver igual direito perante o órgão ou entidade originariamente encarregado da sua guarda. 

    § 3  Para resguardar o sigilo de documentos que assim devam ser mantidos, as Comissões de Ética, depois de concluído o processo de investigação, providenciarão para que tais documentos sejam desentranhados dos autos, lacrados e acautelados.