No período pré-Revolução Industrial, a burguesia estabeleceu-se como classe no país e garantiu o desenvolvimento da economia inglesa na direção do capitalismo. Isso ainda no século XVII, com a Revolução Gloriosa. Esta Revolução (1688) consolidou o fim da monarquia absolutista na Inglaterra, o que permitiu o país se transformar numa monarquia constitucional parlamentarista, na qual o poder do rei não estava acima do Legislativo nem da Constituição.
Ao se analisar a sociedade inglesa à época da revolução ocorrida no século XVII, percebe-se que, assim como na economia, no interior da sociedade inglesa, ainda era possível verificar, durante o século XVII, a permanência de estruturas remanescentes da sociedade estamental de origem medieval, associadas a relações típicas de uma sociedade capitalista em desenvolvimento. Na sociedade inglesa, até aquele momento, a gentry (nobreza rural europeia) era formada por um grupo de proprietários de terra de mentalidade burguesa.
Consolidada no poder, a burguesia governou de maneira a atender aos seus interesses econômicos. Em 1651, por exemplo, Oliver Cromwell decretou os Atos de Navegação, que decretava que mercadorias compradas ou vendidas pela Inglaterra somente seriam transportadas por embarcações inglesas.
Resposta: A